Filho do homem.

De todos os títulos comumente usados ​​por Jesus no Novo Testamento, 'Filho do homem' foi o mais usado pelo próprio Jesus e menos usado pelos outros. Dificilmente ocorre fora dos Evangelhos ( Atos 7:56 ; Apocalipse 1:13 ; Apocalipse 14:14 ), e dentro dos Evangelhos é usado quase exclusivamente por Jesus. Ao usar esse título incomum para si mesmo, Jesus fez as pessoas pensarem cuidadosamente sobre quem ele era e o que sua missão envolvia ( João 12:34 ; João 13: 31-32 ).

Uma figura celestial

O título 'filho do homem' vem de uma visão registrada no livro de Daniel do Antigo Testamento. Nesta visão, uma pessoa como um filho do homem entrou na presença celestial de Deus e recebeu dele um reino universal e eterno ( Daniel 7: 13-14 ). A ideia do filho do homem estava ligada à do reino de Deus, e isso forneceu o pano de fundo à referência de Jesus a si mesmo como o Filho do homem.

Com a vinda de Jesus, o reino de Deus veio visivelmente ao mundo. O mundo está sob o poder de Satanás ( 2 Coríntios 4: 4 ; 1 João 5:19 ), mas Jesus libertou pessoas doentes e demonizadas, mostrando que o domínio e a autoridade do reino de Deus podem libertar as pessoas do poder de Satanás ( Mateus 4:23 -24 ; Mateus 12:28 ; Lucas 10: 9 ; Lucas 10: 17-18 ; Lucas 17: 20-21 ; veja REINO DE DEUS ). O reino de Deus alcançará sua expressão máxima quando Jesus voltar no fim dos tempos para punir o mal, remover Satanás e reinar em justiça ( Daniel 7: 13-14 ; Mateus 13: 41-43 ;Mateus 24: 30-31 ; Marcos 8:38 ).

A visão de Daniel mostra, no entanto, que o Filho do homem compartilha o reino com seu povo ( Daniel 7:14 ; Daniel 7:27 ). Portanto, Jesus prometeu aos que o seguiram que compartilhariam com ele no triunfo final de seu reino ( Mateus 19:28 ; Mateus 25: 31-34 ; cf. 2 Timóteo 2: 11-12 ; Apocalipse 3:12 ; Apocalipse 3 : 21 ; Apocalipse 20: 4 ).

Uma figura terrena

Além desse uso específico, a expressão 'filho do homem' poderia ser usada em linguagem comum para se aplicar a qualquer homem. Poderia ser simplesmente uma maneira poética de dizer 'uma pessoa', e às vezes Jesus pode ter usado isso simplesmente para significar 'eu' ou 'eu' ( Números 23:19 ; Salmos 8: 4 ; Ezequiel 2: 1 ; Ezequiel 2 : 3 ; Ezequiel 2: 8 ; Mateus 11:19 ).

O duplo significado de 'filho do homem' era especialmente apropriado como um título para Jesus. Apontou para sua divindade (ele era o Filho de Deus celestial; João 3:13 ; João 6:62 ) e para sua humanidade (ele era um homem, um membro da raça humana; Mateus 8:20 ). O Filho do homem era a personificação de Deus. Em sua pessoa única, ele carregou a autoridade de Deus para o mundo ( Marcos 2:10 ; Marcos 2:28 ; cf. João 5:27 ; veja JESUS ​​CRISTO; FILHO DE DEUS ).

O uso de Jesus de "Filho do homem" em relação ao reino de Deus também combinou aspectos celestes e terrenos. O Filho do homem celestial era de fato uma figura terrena nascida na linhagem real de Davi e reivindicando o trono messiânico. Por causa das idéias nacionalistas egoístas dos judeus sobre o Messias e seu reino, Jesus raramente falava de si mesmo especificamente como o Messias (ver MESSIAS ). Ao usar o título 'Filho do homem', ele estava reivindicando ser o Messias sem realmente usar o título 'Messias'. Ele sabia que o título 'Filho do homem' poderia ser intrigante, mas ele queria que as pessoas pensassem sobre isso. Ele queria que eles considerassem a evidência de sua vida e obra e descobrissem por si mesmos a verdadeira identidade daquele que se chamava Filho do homem ( Mateus 16: 13-16 ; João 9: 35-36; João 12:34 ).

Quando os líderes judeus finalmente entenderam o uso do título por Jesus (a saber, que ele afirmava ser o Messias davídico e o Messias celestial sobrenatural de Daniel 7: 13-14 ), eles o acusaram de blasfémia e o crucificaram ( Marcos 14 : 61-64 ). Isso não surpreendeu Jesus, pois sabia que o Filho do homem celestial também deveria se tornar o servo sofredor. Ele teve que sofrer e morrer antes de poder receber o reino ( Marcos 8:31 ; Marcos 9:12 ; Marcos 10:45 ; João 3: 13-14 ; João 8:28 ; ver SERVO DO SENHOR ).

Se, no entanto, o Filho do homem crucificado deveria receber um reino eterno, sua morte deveria ser seguida pela ressurreição ( Marcos 9:31 ; Marcos 10: 33-34 ). Portanto, Deus, em uma declaração triunfante da perfeição de tudo o que Jesus havia feito através de sua vida obediente e morte sacrificial, o levantou e lhe deu glória ( 1 Pedro 1:21 ). A revelação completa dessa glória ocorrerá quando o Filho do homem voltar no triunfo de seu reino ( Marcos 8:38 ; Marcos 13:26 ; Marcos 14:62 ).

Referência:

Fleming, Don. Entrada para 'Filho do Homem'. Dicionário Bíblico Bridgeway. https://www.studylight.org/dictionaries/bbd/s/son-of-man.html. 2004.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias - Comentário LES

Controvérsia em Jerusalém - Comentário LES

O caminho, a verdade e a vida - Comentário LES