Charles Haddon Spurgeon

CHARLES HADDON SPURGEON (1834-1892), divino não-conformista inglês, nasceu em Kelvedon, Essex, em 19 de junho de 1834. Ele era neto de um pastor de Essex e filho de John Spurgeon, ministro independente em Upper Street, Islington. Ele estudou em Colchester e Maidstone e, em 1849, tornou-se chefe de uma escola em Newmarket. Ele ingressou na comunhão batista em 1851, e seu trabalho atestou sua "conversão". Ele começou a distribuir folhetos e visitar os pobres, juntou-se à associação de pregadores leigos e fez seu primeiro sermão em Teversham, perto de Cambridge. Em 1852, ele se tornou pastor de Waterbeach. Ele foi fortemente instado a entrar no Colégio Stepney (agora Regent's Park) para se preparar mais plenamente para o ministério, mas uma consulta com o Dr. Joseph Angus, o tutor, depois de ter caído acidentalmente,contratempo como um aviso divino contra uma carreira universitária. A falta de treinamento teológico sistemático inicial certamente teve um efeito importante em seu desenvolvimento. Amplo em todos os outros aspectos, ele manteve até o fim o estreito calvinismo do início do século XIX. Seus poderes como menino pregador tornaram-se amplamente conhecidos e, no final de 1853, ele foi "chamado" para a New Park Street Chapel, Southwark. Dentro de poucos meses, a capela estava lotada. Exeter Hall foi usado enquanto uma nova capela estava sendo erguida, mas Exeter Hall não pôde conter os ouvintes de Spurgeon. A capela ampliada ao mesmo tempo se mostrou pequena demais para as multidões, e um enorme tabernáculo foi projetado na calçada de Newington. O pregador recorreu ao auditório de Surrey Gardens, onde sua congregação era de sete a dez mil. Aos 22 anos, ele era o pregador mais popular de seus dias. Em 1857, no dia da humilhação nacional pelo motim indiano, ele pregou no Palácio de Cristal para 24.000 pessoas. O Tabernáculo Metropolitano, com uma plataforma para o pregador e acomodação para 6.000 pessoas, foi aberto para o serviço em 25 de março de 1861. O custo foi superior a 30.000, e a dívida foi totalmente paga no final dos serviços de abertura, que duraram mais de um mês. Spurgeon pregava habitualmente no Tabernáculo aos domingos e quintas-feiras. Ele falava frequentemente por quase uma hora e, invariavelmente, de cabeças e subtítulos anotados em meia folha de papel de carta. Seus sermões de domingo foram retirados em taquigrafia, corrigidos por ele na segunda-feira e vendidos por seus editores, os senhores Passmore & Alabaster, literalmente em toneladas. Eles foram extensivamente traduzidos. Claros e forçados em estilo e arranjo, são modelos de exposição puritana e de apelo através das emoções à consciência individual, iluminados por freqüentes lampejos de humor espontâneo e muitas vezes altamente não convencional. Em seu método de empregar ilustração, ele sugere Thomas Adams, Thomas Fuller, Richard Baxter, Thomas Manton e John Bunyan. Como eles também, ele se destacava em seu vigoroso domínio do vernáculo. Entre os pregadores mais recentes, ele tinha maior afinidade com George Whitefield, Richard Cecil e Joseph Irons. Coletado como Thomas Fuller, Richard Baxter, Thomas Manton e John Bunyan. Como eles também, ele se destacava em seu vigoroso domínio do vernáculo. Entre os pregadores mais recentes, ele tinha maior afinidade com George Whitefield, Richard Cecil e Joseph Irons. Coletado como Thomas Fuller, Richard Baxter, Thomas Manton e John Bunyan. Como eles também, ele se destacava em seu vigoroso domínio do vernáculo. Entre os pregadores mais recentes, ele tinha maior afinidade com George Whitefield, Richard Cecil e Joseph Irons. Coletado como no púlpito do tabernáculo, os sermões formam cerca de cinquenta volumes. As palestras, aforismos, palestras e "Mudas para Sermões" de Spurgeon foram estenografadas, corrigidas e divulgadas da mesma forma. Ele também editou uma revista mensal, The Sword and Trowel; uma elaborada exposição dos Salmos, em sete volumes, chamada O Tesouro de Davi (1870-1885); e um livro de frases chamado John Ploughman's Talks; ou Plain Advice for Plain People (1869), uma espécie de religioso pobre Richard. No verão de 1864, um sermão que ele pregou e imprimiu na Regeneração Batismal (uma doutrina que ele repudiou veementemente, sustentando que a imersão era apenas um sinal externo e visível da conversão interior) levou a uma diferença com a maior parte do partido evangélico, tanto não-conformista quanto anglicano. Spurgeon manteve sua posição, mas em 1865 ele se retirou da Aliança Evangélica. Posteriormente, em 1887, sua desconfiança das críticas bíblicas modernas o levou a se retirar da União Batista. Seus poderes de organização foram fortemente exibidos no Pastors 'College, no Orphanage (em Stockwell), no Tabernacle Almshouses, na Colportage Association para a venda de livros religiosos e no fundo gratuito de livros que cresceu sob seus cuidados. Ele recebeu depoimentos em dinheiro (6000 no dia do casamento de prata e 5000 no aniversário de cinquenta anos), que entregou a essas instituições. Ele morreu em Mentone em 31 de janeiro de 1892, deixando uma viúva com filhos gêmeos (n. 1856). Um deles, o Rev. Thomas Spurgeon, depois de alguns anos de pastorado na Nova Zelândia, sucedeu seu pai como ministro do Tabernáculo, mas renunciou em 1908 e tornou-se presidente do Colégio de Pastores.

Uma autobiografia foi compilada por sua viúva e sua secretária particular a partir de seu diário, sermões, registros e cartas (1897-1900).

Referencia: 
Enciclopédias da Bíblia. 1911 Encyclopedia Britannica. Charles Haddon Spurgeon. Disponível em: <https://www.studylight.org/encyclopedias/bri/c/charles-haddon-spurgeon.html>. Acesso em: 29 jul. 2020.

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