5 pilares do relacionamento interpessoal no trabalho
Entre os
relacionamentos que temos na vida, os de trabalho são diferenciados por dois
motivos: um é que não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros;
o outro é que, independentemente do grau de afinidade que temos com as pessoas
do ambiente corporativo, precisamos funcionar bem com elas para realizar algo
juntos.
Esses
ingredientes da convivência no trabalho nos obrigam a lidar com diferenças de
opinião, de visão, de formação, de cultura, de comportamento... Fazer isso pode
não ser fácil, mas é possível se basearmos nossos relacionamentos interpessoais
em cinco pilares: autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e
ética.
Autoconhecimento
– Fundamental para administrar bem os relacionamentos, autoconhecimento implica
reconhecer nossos traços de comportamento, o impacto que causamos nos outros e
que comportamentos dos outros nos incomodam. Por exemplo: uma pessoa objetiva e
dinâmica, que gosta de agir com independência e rapidez para atingir seus
objetivos, pode ter conflitos na interação com um colega de perfil mais
cauteloso e metódico, que segue regras à risca e tem um ritmo mais lento por se
preocupar com detalhes. Porém, se pelo menos um dos dois tiver
autoconhecimento, pode utilizar estratégias que minimizam o conflito com o
outro.
Empatia –
Trata-se de considerar os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações. Sem
isso, não há como chegar a uma negociação ganha-ganha, fruto de um
relacionamento equilibrado. A empatia também nos torna capazes de enxergar além
do próprio umbigo e ampliar nossa percepção da realidade com os pontos de vista
dos outros. Entre as várias coisas que se pode fazer para praticá-la, a mais básica
é saber ouvir.
Assertividade
– Para ter relacionamentos saudáveis, não basta ouvir: é preciso também falar,
expressar nossas opiniões, vontades, dificuldades. É aí que entra a
assertividade, a habilidade para nos expressar de forma franca, direta, clara,
serena e respeitosa.
Cordialidade
– Tratar as pessoas com cordialidade é ser gentil, solícito e simpático, é
demonstrar consideração pelo o outro de várias formas. Pode ser com o “bom dia”
com que saudamos o destinatário de nossa mensagem de e-mail, com o ato de
segurar a porta do elevador para alguém entrar ou apanhar do chão um objeto que
o colega deixou cair. Dizer “obrigado” olhando a pessoa nos olhos, oferecer-se
para prestar uma ajuda, cumprimentar aquele com quem cruzamos no corredor,
mesmo saber seu nome... A cordialidade desinteressada, que oferecemos por
iniciativa própria, sem esperar nada em troca, é um facilitador do bom
relacionamento no ambiente de trabalho.
Ética –
Ser ético é ter atitudes que não prejudiquem os outros, não quebrem acordos e
não contrariem o que se considera certo e justo. Podemos ter muito
autoconhecimento, ser altamente empáticos, assertivos e cordiais, mas, se não
nos conduzirmos pela ética, não conseguiremos manter relacionamentos
equilibrados.
Fortalecer
esses pilares traz melhorias não só para nossas interações no trabalho, mas
também para as de outras áreas da vida como a familiar, afetiva, social, de
amizade. Vale a pena investir nisso – afinal, os relacionamentos são a melhor
escola para o nosso desenvolvimento pessoal.
Fonte: http://www.academiadopalestrante.com.br/artigos/5-pilares-do-relacionamento-interpessoal-no-trabalho
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