A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
O homem é um ser emocional e não há nada de errado com isso
Um grande diferencial é saber comunicar esses conhecimentos, ter uma
atitude positiva diante das dificuldades, conflitos de interesse, vaidades,
arrogância nas relações. É saber o papel que desempenha, a responsabilidade que
tem por este processo e a influência que pode determinar soluções satisfatórias
e de sucesso.
Profissionais que assumem seu trabalho e têm visão do caminho que desejam traçar são comprometidos consigo. Mas o que permite essa integração com o seu trabalho vão além das responsabilidades têm focos e objetivos. Saber o que quer e a melhor forma de alcançar é compreender as situações baseadas em fatos, dados e pessoas, que têm sentimentos, emoções, e quando procuram um produto e serviço, os desejam por conforto, segurança, comodidade, status e/ou sonho que lhes podem proporcionar.
Estas emoções precisam ser levadas em consideração e analisadas como algo que faz parte do processo. Também devem ser gerenciadas. Entra neste cenário o desenvolvimento do relacionamento interpessoal, que permite entender o outro, a sensibilidade e a dificuldade das pessoas que precisam de ajuda, e compreender a capacidade e a disponibilidade em ajudá-la. Este é o diferencial de um profissional que deseja construir uma carreira de sucesso e sem medo.
Há muitas literaturas que tratam do tema. Na década de 1980, o QI era muito valorizado, o raciocínio lógico e a inteligência eram o diferencial do mercado, até que um psiquiatra, o Ph.D Daniel Goleman, por suas pesquisas científicas, descobriu que somente ter o QI – Quociente de Inteligência – não era garantia de sucesso. Os profissionais que alcançavam seus objetivos não eram os que tinham as melhores notas e, sim, os que se destacavam por sua habilidade de dialogar com o cliente, para poder auxiliá-lo. Somente a inteligência não garante o sucesso, é necessário um empenho maior, que é a preocupação com o consumidor, que está ligado à empatia.
Para comprovar essa tese em seu livro sobre inteligência emocional, ele faz várias investigações e entre elas ele entrevista um serial killer e pergunta a ele o que sentia quando matava as pessoas, e para sua surpresa, o serial killer respondeu: "nada, se sentisse, não os mataria". E a partir desta experiência e outras ele comprovou mais e mais que a capacidade de relacionamento interpessoal é o que destaca as pessoas. A inteligência emocional é medida pelo quociente emocional por se definir pela reunião das seguintes habilidades:
• Empatia;
• Sensibilidade social;
• Automotivação;
• Relacionamento intrapessoal;
• Relacionamento interpessoal
Profissionais que assumem seu trabalho e têm visão do caminho que desejam traçar são comprometidos consigo. Mas o que permite essa integração com o seu trabalho vão além das responsabilidades têm focos e objetivos. Saber o que quer e a melhor forma de alcançar é compreender as situações baseadas em fatos, dados e pessoas, que têm sentimentos, emoções, e quando procuram um produto e serviço, os desejam por conforto, segurança, comodidade, status e/ou sonho que lhes podem proporcionar.
Estas emoções precisam ser levadas em consideração e analisadas como algo que faz parte do processo. Também devem ser gerenciadas. Entra neste cenário o desenvolvimento do relacionamento interpessoal, que permite entender o outro, a sensibilidade e a dificuldade das pessoas que precisam de ajuda, e compreender a capacidade e a disponibilidade em ajudá-la. Este é o diferencial de um profissional que deseja construir uma carreira de sucesso e sem medo.
Há muitas literaturas que tratam do tema. Na década de 1980, o QI era muito valorizado, o raciocínio lógico e a inteligência eram o diferencial do mercado, até que um psiquiatra, o Ph.D Daniel Goleman, por suas pesquisas científicas, descobriu que somente ter o QI – Quociente de Inteligência – não era garantia de sucesso. Os profissionais que alcançavam seus objetivos não eram os que tinham as melhores notas e, sim, os que se destacavam por sua habilidade de dialogar com o cliente, para poder auxiliá-lo. Somente a inteligência não garante o sucesso, é necessário um empenho maior, que é a preocupação com o consumidor, que está ligado à empatia.
Para comprovar essa tese em seu livro sobre inteligência emocional, ele faz várias investigações e entre elas ele entrevista um serial killer e pergunta a ele o que sentia quando matava as pessoas, e para sua surpresa, o serial killer respondeu: "nada, se sentisse, não os mataria". E a partir desta experiência e outras ele comprovou mais e mais que a capacidade de relacionamento interpessoal é o que destaca as pessoas. A inteligência emocional é medida pelo quociente emocional por se definir pela reunião das seguintes habilidades:
• Empatia;
• Sensibilidade social;
• Automotivação;
• Relacionamento intrapessoal;
• Relacionamento interpessoal
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/18475/a-importancia-do-relacionamento-interpessoal#ixzz2wQK4ECny
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