Paz
Em meio a situação a qual o mundo se encontra hoje, imerso num cenário de pandemia e incerteza social, o que mais desejamos é termos a oportunidade de vivermos em paz. Ao estudarmos a Bíblia, a mesma nos assegura que a "paz" está a nossa disposição se acessamos a Deus.
O dicionário define "paz" com os seguintes termos:
"Calma; estado de calmaria, de harmonia, de concórdia e de tranquilidade. Sossego; em que há silêncio e descanso. Falta de problemas ou de violência; relação tranquila entre pessoas. Circunstância em que certos países não estão em guerra ou conflito; anulação das hostilidades entre nações, estabelecida por acordos de amizade¹".
Contudo, o texto bíblico nos ensina que "paz" é muito mais do que simplesmente um momento de calmaria e harmonia, a "paz" que Deus nos oferece e, a qual a Bíblia nos indica o caminho onde podemos alcançá-la é uma pessoa. E, essa pessoa é o próprio Filho de Deus - Jesus Cristo. Este é chamado de o "príncipe da paz" (cf. Isaías 9.6).
Falando sobre Jesus como sendo a nossa "paz" o apostolo Paulo, por meio de palavras como de um poema, descreve a pessoa de Jesus da segunda forma:
"Porque Ele mesmo é a nossa paz , que transformou os dois grupos em um e derrubou a barreira do muro divisor" (Efésios 2.14).
A palavra utilizada por Paulo ao se referir a Jesus como a nossa "paz" ele utiliza a palavra grega "εἰρήνη" (eirḗnē). Equivalente a palavra hebraica "Shalom", que em seu sentido mais amplo pode ser aplicável em pelo cinco aspectos distintos, a saber:
1 - um estado de tranquilidade nacional;
2 - isenção da raiva e estragos da guerra;
3 - paz entre indivíduos, ou seja, harmonia, concórdia;
4 - segurança, segurança, prosperidade, felicidade (porque paz e harmonia tornam e mantêm as coisas seguras e prósperas) da paz do Messias e;
5 - o caminho que leva à paz (salvação) do cristianismo, o estado tranquilo de uma alma assegurada de sua salvação por meio de Cristo e, portanto, sem temer nada de Deus e se contentar com o seu terreno, de qualquer tipo que seja².
Sem dúvida alguma, Jesus é muito mais do que simplesmente um momento de calmaria e tranquilidade Ele é a personificação da "paz" interior que nos leva para mais perto de Deus e nos assegura a salvação.
Referencia:
*Texto em construção.
Comentários