O que é o homem? (Salmo 8: 4/09)
Algumas perguntas buscam informações; algumas perguntas são feitas para efeito; algumas perguntas são retóricas. A pergunta de hoje (isto é, o que o homem que você [Deus] tem em mente dele?) É uma questão de admiração e admiração. Por um lado, Deus é tão poderoso e magnífico; por outro lado, o homem é tão fraco e não espetacular. Sendo essas coisas verdadeiras, por que Deus se inclinaria para nos checar? Por que ele se importaria? O oitavo Salmo responde a essas perguntas. Considere o seguinte trecho e comentários.
“Quando considero os teus céus, a obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ordenaste, que homem tens para ele , e filho do homem que o visitas? Pois tu o fizeste um pouco mais baixo que os anjos, e tu o coroaste com glória e honra. Você o fez ter domínio sobre as obras de suas mãos; Puseste tudo debaixo dos pés dele, todas as ovelhas e bois - até os animais do campo, os pássaros do ar e os peixes do mar que passam pelos caminhos dos mares. Ó SENHOR, nosso Senhor, quão excelente é o teu nome em toda a terra! (Salmo 8.3-9).
O universo (a lua e as estrelas, como mencionado no Salmo) é um lugar enorme; sua imensidão desafia a compreensão humana! Quando é necessário medir o espaço em termos de anos-luz, a mente do ser humano comum se estende rapidamente além de sua capacidade. Por exemplo, pensa-se que a Via Láctea tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro. Considerando que a luz pode viajar do sol para a Terra (93 milhões de milhas) em cerca de 8,3 minutos, a distância que a luz pode viajar em uma hora se torna superior a 672 milhões de milhas! Qual é o tamanho de um ano-luz? Simples! Multiplique a distância que a luz percorre em uma hora pelo número de horas em um ano (8760) e você tem a distância que ela percorre em um ano (pouco menos de 5,9 trilhões de milhas).
Considerando que a luz viaja quase 6 trilhões de quilômetros por ano e que a Via Láctea tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro, o universo é uma ENORME EXPANSÃO! O homem, por outro lado, pode crescer cerca de 1,80 metro de altura. A altura média do homem (mais ou menos um metro e oitenta) em comparação com a distância de Andrômeda (a nossa estrela mais próxima, exceto o sol) nem é uma queda proverbial no balde! Essas duas medidas (a altura de um homem e a distância de Andrômeda) nem sequer podem ser medidas na mesma escala! No entanto, Deus criou a vasta extensão que chamamos de espaço e logo depois criou a pequena criatura que Ele chamou de homem! A pergunta do salmista é bem aceita; por que Deus nos presta atenção? Somos apenas uma pequena especificação na escala maior das coisas. Por que Ele criou a totalidade do universo e depois criou o homem como um ato de coroação?
Leia o resto do salmo. “Pois tu [Deus] o fizeste [homem] um pouco mais baixo que os anjos, e tu o coroaste com glória e honra. Você o fez ter domínio sobre as obras de suas mãos; Pôs todas as coisas debaixo dos pés dele, todas as ovelhas e bois - até os animais do campo, os pássaros do ar e os peixes do mar que passam pelos caminhos dos mares. ” Pensar assim nos ajuda a focar em quem realmente somos e evitar pensar no que não somos!
Não somos um produto de acaso. Somos especiais em alguns aspectos. Embora a visão do universo possa ter sido geocêntrica há alguns anos, mudar essa visão por uma que apenas faz do homem um subproduto do processo certamente não é melhor! Deus criou o homem para um propósito específico e nos amou o suficiente para esvaziar o céu de seu maior tesouro apenas para nós! O homem tem um lugar neste universo e não é insignificante!
Questões:
1. O que é um ano-luz?
2. Por que os anos-luz são usados em medições relativas ao universo?
3. Como sabemos que nós (humanidade) somos especiais aos olhos de Deus?
4. Se o homem não é uma criatura única na criação de Deus, então o que é ele? Ele é especial? Quem assume que o homem é um produto do acaso (evolução) vê o homem como especial? Se sim, em que sentido?
Comentários