Pelo menos 4 pontos são importantes
em Gênesis 4.7:
1.
“Se fizer o que é certo” – O dilema de
Caim, ao contrário de seus pais, não esta em conhecer o Bem e o Mal. Nem em
saber o que é o “certo” ou “errado”. Mas sim em colocar em prática o que é certo.
2.
“você será aceito” – A aceitação/aprovação
de Deus esta condicionada a submissão e obediência.
3.
“o pecado está á sua porta” – Embora o
texto levo o leitor a pensar que fazer o certo resultará em aceitação e fazer o
errado resultará em rejeição. O texto nos ensina que não somos rejeitados mesmo
quando escolhemos errar.
4.
“é necessário que você o domine” – Assim como
Tiago 1.14 nos ensina que somos tentados por nossa própria “cobiça”, Caim deveria
ter exercido “domínio próprio”
diante do pecado.
B.
Caim e Outro – A história dos filhos de
Adão pode ser resumida como: “esperança frustrada”.
Gênesis
4.1
|
Gênesis
4.25 e 26
|
O destaque é
Eva
|
O destaque é
Adão
|
Eva “adquiri”
– ação humana
|
Deus “concede”
– ação divina
|
O foco esta
em Caim
|
O foco esta
em Sete
|
Eva se
esquece de Gên. 3.15
|
Eva se lembra
de Gên. 3.15
|
Abel é um “vapor”
|
Abel é o “descendente”
|
O “Senhor –
YHWH” já veio
|
O “Senhor –
YHWH” deve ser invocado
|
i.
No desejo de ver comprida a promessa, Eva ignora
o que Deus prometeu. Antes da vinda do Senhor (YHWH), Deus (Elohim) poria
inimizada entre os “descendentes”.
Por fim, Eva presenciou a “inimizade”
entre os seus descendentes, Caim e Abel.
C.
As duas ofertas – Devemos lembrar que todas
as ofertas do A.T. eram somente “símbolo” daquilo que Cristo realizaria
por nós. Contudo, o que esta em jogo não era a oferta, somente, mas atitude do
ofertante.
i.
Logo a oferta de Caim (primícias) não estava errada.
Mas “incompleta”,
pois o cerimonial exigia o “derramamento de sangue”.
D.
O Crime – O crime de Caim mostra quão
triste e prejudicial é o pecado. Ele não somente leva a morte, mas também dá ao
homem a opção de provocá-la.
i.
Segundo 1 João 4.3 a 8, Caim preferiu se manter
sob a influência do inimigo, a lutar contra seu próprio desejo.
E.
A Punição de Caim – A “Proteção” de Caim.
Devemos levam em consideração que em meio a “justiça”, Deus demonstra “graça”. Pois a declaração
de castigo de Caim veio acompanhada de um “sinal de proteção”.
i.
Ao contrário de estar exposto a possibilidade de
morte, Deus coloca sobre ele um sinal a fim de que sua vida fosse preservada.
1.
A punição de Caim foi, por escolha própria,
viver distante de “presença
divina”.
F.
A Maldade do ser Humano – O Legado de
Caim – A atitude de Caim deu fruto a duas gerações: Filhos de Deus e Filhos do homem.
i.
Além de “poligamia” e “assassinatos em serie”.
ii.
Caim se tornou uma referência para o mal
comportamento.
1.
No mesmo contexto o autor leva o leitor a um
vislumbre de “recomeço”
com o nascimento de Sete – o descendente que estará no lugar do primeiro “descendente” Abel.
2.
Momento em que Deus começara a “por” inimizade entre
o inimigo de Deus e seus filhos.
2.
Destacar
A.
Das
muitas lições que o capítulo 4 pode nos ensinar a primeira delas é que as predições
apresentadas por Deus e, ignoradas por Eva e Adão, se cumpriram – a morte se
fez presente e se tornou um grande e poderoso inimigo da humanidade.
3.
Aplicação
A.
Ao que tudo indica, Eva nutria a firme certeza
da salvação por meio de Cristo Jesus. Ao mesmo tempo, ansiava pela manifestação
do Filho de Deus. Tal ansiedade a levou a se esquecer que antes Deus deveria
agir, colocando inimizade entre os “descendentes”. Contudo, ao ignorar essa
importante questão, colocou todas as suas esperanças em seu filho Caim,
ignorando o verdadeiro descendente Abel. Entretanto, Deus corrigiu o rumo da
história e deu ao casal um terceiro filho, Sete, que veio a ocupar o lugar deixado
por Abel e, a partir de sua descendência começou a “invocar” o nome do Senhor.
Pr.
Vítor Ribeiro – Missão Global – AML
Comentários