O testemunho dos samaritanos - Comentário LES
João 4:42
É impressionante notar a riqueza de detalhes e a profundidade das lições apresentadas pelo evangelho de João. A cada página, a cada capítulo, a cada porção do texto, encontramos informações que nos ajudam a entender não somente a grandiosidade do ministério de Cristo mas também, a maneira como interagia com as pessoas a fim de levá-las a compreender melhor a si mesmas, os seus problemas e ao mesmo tempo, encontrarem soluções, não somente, para os problemas da vida mas sobretudo, respostas para a salvação. No capítulo 4 do Evangelho de João teremos contato com um dos encontros mais importantes descritos pela Palavra de Deus, o encontro de Jesus com a mulher Samaritana. Neste encontro verdades profundas da teologia serão apresentadas colocando em contraste com a maneira distorcida a qual os samaritanos se relacionavam com a fé. Contudo, devemos destacar alguns pontos importantes relacionados a este povo. Dentre as muitas características negativas apresentadas pela história em relação ao povo samaritano devemos destacar duas características extremamente positivas: Primeiro, o verso 22 destaca que eles adoravam a Deus. É certo que a adoração que eles prestavam estavam incorreta e equivocada quanto à maneira como compreendia e conheciam a Deus mas eles adoravam a Deus. Segundo, eles aguardavam o Messias. Duas características ou fatores que fazem deste povo alvo do ministério e do amor de Cristo Jesus.
Objetivo: Destacar a graça salvadora de Deus. Compreender que o processo de conversão passa por conhecer a Jesus assim como Ele nos conhece. E, enfatizar que o testemunho pessoal é a primeira parte da pregação do evangelho, seguida pela necessidade de levar outros a experimentar o que nós experimentamos.
A. O contexto do encontro - Ao iniciar a leitura do capítulo 4 o texto por si só nos provoca a uma reflexão: Por que Jesus passou por Samaria?
- É evidente que a primeira vista nossa atenção é voltada para o objetivo espiritual que levou Jesus a passar pela região dos samaritanos ou seja, o desejo de alcançar esse povo por meio da mulher junto ao poço.
- Contudo devemos levar em consideração que o que levou Jesus a princípio a escolher esta rota foi o desejo de evitar qualquer tipo de confronto com os judeus e também, com os discípulos de João.
- Pois entre esses havia levantado uma contenda relacionado ao fato de Jesus e os discípulos estarem batizando mais pessoas que João e seus discípulos. A fim de evitar o confronto Jesus então escolhe a rota mais curta.
- Jesus entendeu que precisava iniciar um diálogo com a mulher e a forma escolhida foi lhe pedindo água.
- A necessidade de Jesus deu oportunidade para que Ele pudessem tratar sobre as necessidades sociais e espirituais da mulher junto ao poço.
- Algo interessante é ser mencionado é o fato que liga o motivo pelo qual Jesus passou por Samaria com o encontro Nicodemos e o encontro da mulher junto ao poço. Todos eles Jesus, Nicodemos e a mulher estavam tentando evitar exposição e conflito. Mas todos esses encontros, deram a Jesus oportunidade de falar sobre salvação.
B. A mulher junto ao poço - Levando em consideração as diferenças étnicas e religiosas que estabelece uma separação entre judeus e samaritanos, Jesus a fim de iniciar um diálogo com a mulher não oferece a ela um favor, algo que ela poderia rejeitar, pelo contrário, Ele pede dela um favor, mostrando que Ele estava aberto para interagir e aceitar aquilo que viesse dela.
- O diálogo do versos 7 a 15 revelam algo extremamente importante sobre a mulher que falava com Jesus, ela não tinha a mínima ideia de quem Ele era. Isso não somente no aspecto humano mas principalmente, no aspecto espiritual.
- Pelo contrário, Jesus a conhecer muito bem. Por isso embora houvesse iniciado diálogo falando de coisas físicas levou o diálogo para aquilo que de fato importava: as questões espirituais.
- Demonstrando que ela também precisava de uma nova experiência de conversão com Aquele que é a fonte de água viva.
- Após ser oferecida a ela acesso à água viva a mulher demonstra seu sincero desejo de obter aquilo que poderia ser, para ela, a solução para os seus problemas, sejam eles sociais ou espirituais.
- No entanto, havia ainda algo que ela precisava entender: Quem era Aquele com quem ela conversava e quais aspectos, de fato, ela precisaria corrigir no que ela entendia como adoração.
C. Senhor, dê-me dessa água - O desconhecimento da mulher em relação a Jesus fiz com que ela filtrasse as palavras de Jesus a ponto de se fixar somente naquilo, que para o momento, lhe era importante: resolver a sua necessidade diária de voltar a àquele poço naquela hora do dia.
- Como salvador do mundo Jesus veio com o intuito não somente de resolver nossos problemas temporais, pessoais ou sociais, mais do que, isso Jesus veio a fim de nos oferecer a água da vida que de fato pode transformar o nosso ser e nos dar oportunidade de sermos transformados em testemunhas de Seu amor e ao mesmo tempo, preparados para a vida eterna.
- No entanto para que tal obra possa ser operada em nossa vida se faz necessário que confrontamos os nossos problemas pessoais, que na maioria das vezes são os reais motivos para que não compreendamos ou não vivamos a vida espiritual da maneira como o Senhor deseja.
- Por esta razão Jesus confronta a mulher sobre a sua condição social se referindo diretamente ao seu casamento, motivo pelo qual, ela ia ao poço ao meio-dia e naquele contexto a barreira que precisava ser derrubada para que a sua vida pudesse ser refeita social e espiritualmente.
- Essa parte do diálogo, verso 16 a 18, revela o desejo da mulher de manter velado aquilo que a incomodava.
- Nós somos dessa maneira tentamos expor questões periféricas na tentativa de esconder aquilo que de fato nos fere e nos machuca. Mesmo diante de Cristo Jesus que conhece o coração, nos fechamos ou nos enganamos tentando manter em segredo aquilo que precisa ser revelado.
- Isso nos mostra que ao nos encontrar com Cristo primeiro precisamos expor o que nos fere para que em seguida Jesus possa nos oferecer a cura.
D. A revelação de Jesus - Ao analisarmos os versos 16 a 24 notaremos que na interação e no diálogo entre Jesus e a mulher, Jesus se revela para revelar o que temos escondido.
- Até aquele momento, Jesus faz, a princípio, um pedido a ela a fim de que ela se abrisse a oportunidade de que Jesus revelasse a ela quem de fato Ele era.
- Ao declarar a mulher seu conhecimento sobre sua vida pessoal e seus relacionamentos matrimoniais Jesus dá a clara evidência de que Ele é um profeta, pois revela a mulher aquilo que ela tentou ou tentava esconder.
- Com essa revelação a mulher agora sabe que Jesus é um profeta pois ninguém poderia saber sobre a sua vida pessoal sem que ela houvesse mencionado.
- Tendo a compreensão de que Jesus é um profeta ela então dirige a discussão para aspectos teológicos ligados à adoração.
- Ao falar sobre adoração Jesus então diz de forma clara, que ela, bem como samaritanos, de fato não conheciam aquele a quem buscam adorar.
- Assim como no verso 10 Jesus confronta a mulher com o fato de que ela não O conhece, agora Ele a confronta com a realidade de que ela também não conhece o Deus a quem adora.
- Por fim, no verso 26, Jesus então declara a mulher a Sua completa identidade.
- Ao passo que a mulher declara crer na vinda do Messias Jesus encontra então oportunidade para declarar que Ele é o Messias que ela guardava.
- O texto deixa claro que a revelação é progressiva e a cada momento que nos envolvemos e nos relacionamos com Jesus, com Sua Palavra e com a oração, abrimos oportunidade para que Cristo se revele de forma ainda mais clara e evidente para cada um de nós. E isso, logicamente, nos leva não somente a conhecê-lo mas sobretudo, a desenvolver a nossa fé Nele.
E. O testemunho dos samaritanos - Os versos 27 a 42 fecham o relato sobre o encontro de Jesus com os samaritanos. Neste ponto da história o diálogo entre Jesus e a mulher é interrompida pela chegada dos discípulos, dando a mulher a oportunidade de retornar ao vilarejo e anunciar aqueles que ali estavam quem ela havia encontrado.
- De modo interessante os versos 29 e 39 destacam que algo chamou atenção daquela mulher e deu a ela ainda mais impulso para que pudesse testemunhar sobre Jesus.
- Em sua declaração sobre quem havia encontrado, a mulher em ambos os versos, enfatiza que havia encontrado alguém que "havia dito tudo quanto ela tinha feito".
- Esta fala certamente destaca a condição em que aquela mulher vivia, pois muito provavelmente os detalhes de sua vida era algo conhecido dos homens daquele local, mas um segredo, para os demais.
- O fato de Jesus saber "tudo quanto ela tinha feito" reforçou a certeza de que Ele, de fato, era o Cristo.
- Após ouvirem o seu testemunho e, principalmente, o convite, "vinde e vede", o mesmo convite que é apresentado em João 1:39 e 46; e 11 34, as pessoas da cidade de fato entenderam que se tratava de alguém que eles deveriam também conhecer.
- Ao se encontrarem com Cristo, de fato, tiveram contato com Aquele que a mulher havia testemunhado ponto final e como já mencionamos o fato de que a revelação é progressiva o texto descrito.
- Tão logo tiveram a oportunidade de ouvir Jesus, o verso 41 destaque que muitos outros creram Nele e pediram que Ele ficasse com eles por mais tempo, uma vez que, a companhia de Jesus, a experiência com Ele e, o tempo dedicado ao Seu lado, levaram os samaritanos a declarar que de fato criam em Jesus como salvador do mundo.
- E isso ocorre não somente por terem ouvido a mulher mas porque, agora, além de ouvi-la, ouviram também a Cristo, passaram um tempo com Ele e tiveram a experiência que lhes deu a certeza de ser Aquele o Filho de Deus.
- Algo de interessante destacado no verso de número 42 é, não somente a fé crescente e progressiva daqueles que ouviram a Jesus, mas principalmente, a consciência da imensurável graça de Deus.
- Enquanto em João 4:22 Jesus afirma que a salvação vem dos judeus, em João 4:42 os samaritanos afirma que embora a salvação venha dos judeus, Jesus é o Salvador, não só dos judeus, mas também, de todo o mundo.
Destaque:
A. O capítulo 4 nos apresenta uma importante verdade: o processo da revelação da pessoa de Jesus é progressiva. Assim como ocorre no capítulo 9, onde num primeiro momento o homem curado de cegueira identifica Jesus como "um homem", posteriormente como "profeta" e, por último, como "Senhor e Deus". O mesmo ocorrerá com a mulher junto ao poço, no início ela identifica Jesus como simplesmente um "homem junto ao poço", posteriormente, no verso 19, ela irá reconhecer Jesus como "profeta", para que de fato, no verso 29 ela então, cogite a possibilidade Dele ser o "Cristo". No entanto, é somente no verso 42, que não só ela mas todos que viviam naquela região, reconhecem que Jesus de fato é o "Salvador do mundo".
Aplicação:
A. Quando lemos João capítulo 4 verso 42 tendo como base todo o contexto anterior e posterior relacionado ao encontro e o diálogo de Jesus com a mulher Samaritana, devemos levar em consideração dois aspectos importantes: (1) A experiência da mulher com Jesus. (2) A experiência dos samaritanos com Jesus. Embora eles tiveram a oportunidade de ter contato com a mensagem de Cristo através do testemunho que a mulher apresentou, devemos destacar que não somente por conta do testemunho da mulher mas, agora, eles mesmo haviam ouvido e agora, sabiam que Jesus de fato era o Salvador do mundo. A experiência do samaritanos que se relacionaram direto e pessoalmente com Jesus, somado ao testemunho da mulher, fez com que eles cresçam. O mesmo ocorre conosco, somos testemunhas de Cristo para levar o conhecimento Dele aos outros, mas devemos servir como instrumentos de Cristo para levar os outros até Ele, a fim de que, pela experiência pessoal, cada um possa, por si próprio, tomar a decisão de ouvir, reconhecer e crer que Jesus é o Filho de Deus.
Pr. Vítor de Oliveira Ribeiro - Sagrada Família - MMN - USeB
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