Fé contra todas as dificuldades - Comentário LES
Salmo 119.11
A. Há um imperativo contra o qual não podemos lutar: a Bíblia, como a Palavra de Deus, é, por definição, um instrumento de transformação da vida humana. Esse poder, uma vez acessado e utilizado, é capaz de mudar e operar transformações profundas na vida e no, contexto, daqueles que se submetem a sua influência e ensino. Esse poder foi experimentados durante toda a história da Igreja Cristã, mas com um diferencia importante no período da Reforma Protestante na Europa. A vida comunicada pela Palavra de Deus, não só dissipou o medo de Deus, mas também, deu as pessoas sentido e propósito para viver. E, por vezes, morrer por Jesus. Num contexto em que o medo era uma realidade constante e a incerteza quanto ao favor e perdão de Deus ameaçava e forçava uma servidão errônea. A revelação de um Deus de amor que deu Seu Filho para morrer e salvar o pecador, oferece a muitos sentido e motivo para viver. Viver, como afirma Paulo, passou a significar Cristo, e morrer, por Jesus, passou a ser lucro.
B. A Palavra de Deus somente - Como compreender o poder e a restauração provocada pela Palavra de Deus na vida humana? Imagine o poder restaurador de um litro de água para alguém que passou o dia caminhando sob o sol escaldante do deserto.
- A base o fundamento e o poder da Reforma Protestante não estava nas pessoas por ela liderada. Mas no instrumento por eles utilizado: A Palavra de Deus.
- Não haveria Reforma se antes dela Deus não tivesse posto em liberdade a Sua Palavra - a Bíblia.
- Foi a Palavra de Deus atrelada a fé (obediência a vontade divina), que deu vitória a Cristo no deserto da tentação (Mateus 4). Foi a mesma Palavra pronunciada por Cristo que libertou os subjugados judeus, fazendo de pescadores profundos conhecedores dos mistério da graça. Foi a mesma Palavra que sustentou os primeiros cristão em meio a perseguição empreendida por Saulo e, fez dele o pregador dos gentios.
C. Transmitindo a Palavra de Deus - Hoje, quando desejamos levar a Palavra de Deus à alguém, copiamos um verso e compartilhamos pelas redes sociais. Imagine se esse simples ato se torne um crime passível de morte?
- William Tyndale experimentou essa realidade. Em seu tempo, o desafio não era somente o de compartilhar o Evangelho, mas sim de conhecer e viver a ponto de conseguir, não só traduzir para a sua língua. Mas também, viver a ponto de provar que esse livro tinha poder para transformar a vida humana.
- Nosso desafio hoje, em certo sentido é semelhante: temos liberdade para conhecer e compartilhar, mas temos sido ousados para viver a ponto de permitir que as verdades desse livro provê ter poder para transformar a vida humana?
D. Iluminados pelo Espírito Santo - O período em que ocorreu a supremacia da igreja Católica sobre os assuntos referentes a Bíblia e a Deus, revelaram, de modo prático, o que alguns estudiosos classificam como o "período das travas".
- Esse fato se aplica por várias questões mas também, e em especial, pelo fato do povo ser impedido de receber qualquer outra interpretação da Bíblia que não viesse dos líderes da Igreja.
- Ninguém era autorizado a buscar outra interpretação que não fosse dos líderes religiosos. Com isso, todas as explicações viam da igreja.
- Contudo, isso fez com que o povo, que já não tinha contato com a Bíblia deixasse de, pela fé, buscar a orientação e interpretação do Autor da Bíblia, o Espírito Santo.
- Com isso, a filosofia, a tradição e a mente humana se tornou o interprete errôneo do Livro de Deus. E, a erro imperou.
E. Somente Cristo, somente a graça - Ao ter acesso ao Evangelho, mesmo tendo sido educado sob a visão de um Deus punitivo, Martinho Lutero descobriu que a salvação não nos é oferecida pelos nossos méritos, mas sim pelos méritos de Jesus.
- Somente a Bíblia, somente Cristo e somente por sua graça seria possível obter a salvação.
F. Obediência: fruto da fé - Se há uma palavra que define a vida cristã desde Gênesis 3.8 é "esperança". Ligado a ideia de "esperar" esse tema tem sido o suporte da vida e perseverança do povo de Deus desde o início, e os acompanhará até o final.
- Essa "esperança" é fruto da fé, que por sua vez, tem como fruto a "obediência".
- Assim, a fé em Deus é a base para a obediência que produz a esperança de obtermos do Senhor o cumprimento final de suas promessas.
Destaque:
A. O maior desejo de Tyndale era dar à Inglaterra uma tradução precisa e legível da Bíblia. Ele decidiu traduzir a Bíblia das línguas originais e corrigir alguns erros na tradução de Wycliffe de cerca de 140 anos antes. Tyndale também foi preso e julgado. Muitas de suas traduções da Bíblia, que foram impressas em Worms, Alemanha, foram apreendidas e queimadas publicamente. Seu julgamento ocorreu na Bélgica em 1536 d.C.. [...] Suas últimas palavras foram ditas com fervor: “Senhor, abra os olhos do rei da Inglaterra”. Deus milagrosamente respondeu à oração de Tyndale. Quatro anos após sua morte, quatro traduções inglesas da Bíblia foram publicadas. Em 1611, a versão King James da Bíblia foi impressa. (LES).
Aplicação:
A. Viver pela Bíblia não é viver por um "livro" mas sim viver por um "Evangelho", uma boa notícia, capaz de transformar vidas. Em primeiro lugar, daquele que "lê e ouve" as palavras de vida.
Pr. Vítor de Oliveira Ribeiro - Sagrada Família - MMN - USeB
Comentários