Cuidado com a cobiça
A. Lucas 12.15
B. Há três princípio básicos na prática da Mordomia e da Fidelidade Cristã:
- Tudo vem do Senhor;
- Deus nunca pedirá algo a você que Ele não tenha dado antes e;
- O coração satisfeito, contente e grato, devolve; mas o coração insatisfeito, descontente e ingrato retém e rouba.
Dos três princípios acima, o último está ligado a cobiça. Porque quem reconhece que tudo vem de Deus e que demonstra satisfação, contentamento e gratidão pelo que recebeu de Dele, nunca desejara o que é do outro, pois é grato pelo que tem e é. Por outro lado, aquele que não revela tais sentimentos na vida, irá cobiçar o que não lhe pertence. Isso porque julga que, o que Deus deu ao outro é melhor do que aquilo que Deus lhe deu.
C. O pecado original - A análise do texto bíblico nos ajuda a compreender, sem muita dificuldade, que no céu, Lúcifer violou a Lei de Deus, ao desejar aquilo que não lhe pertencia. Logo o desejo de ter, ser, ou receber o que não nos é devido nos leva a cobiça.
- Neste caso, cobiça é o reconhecimento de que tudo vem de Deus, somado a ingratidão por aquilo que Deus lhe deu. Resultando na intenção de corrigir o equívoco divino desejando tomar para si o que não é seu.
D. Algo amaldiçoado no acampamento - De todas as lições que podemos extrair deste episódio, creio que duas são importantes:
- Ouça e obedeça a orientação divina e;
- O meu desejo pelo que não me pertence prejudica a mim mesmo e aos outros ao meu redor.
- A falha de Acã trouxe prejuízo a nação, a sua família e, a sua casa.
- O desejo de ajudar sua família, desobedecendo a ordem divina, foi sua ruína.
E. O coração de Judas - Se consideramos que tudo vem do Senhor, deveríamos, por gratidão, nos contentamos com o que recebemos de Deus e não desejar o que não nos foi dado. Contudo, não somos assim e, não sendo, em certa medida todos compartilhamos, em menor ou maior grau, do pecado "original" - cobiça.
- Em certo sentido a cobiça é o desejo humano de ter, ser ou preencher o vazio humano com algo ou alguém que não seja Jesus.
- Cremos que seremos melhores ou mais completos e satisfeitos se tivermos, justamente, aquilo que não temos. Quando na verdade precisamos aprender a ser gratos pelo que temos.
F. Ananinas e Safira - É redundante dizer que "tudo vem de Deus", este é o primeiro princípio da Fidelidade e Mordomia cristã. Contudo, com facilidade nos esquecemos disso. Visto que tudo vem do Senhor, fazer um voto de lhe devolver ou entregar algo e não cumprir é o mesmo que roubá-lo.
- Em grande medida, essa foi a falha do casal Ananias e Safira.
G. Como vencer - Sem dúvida alguma, as batalhas mais duras de serem vencidas são aquelas que travamos contra nós mesmos. Sendo assim, Deus nos oferece recursos e auxílio eficaz para vencer nossos próprios desejos corruptos.
- No entanto, para isso, se faz necessário, submissão e entrega.
- Somente ao render nossa vontade a vontade de Deus, por meio da oração, estudo da Bíblia e negação pessoal, seremos capacitados a vencer a cobiça.
- Caso contrário, seremos vencidos por nosso próprio desejo pecaminoso.
Destaque:
A. O desejo pelo que não nos pertence foi e é a raiz de todos os males. Foi assim com Lúcifer e tem sido assim com todos nós. Esse erro não está ligado, unicamente, a questões financeiras. Muito do que cobiçados não se adquiri por meio de dinheiro. Contudo, se condescendermos com os desejo que não envolvem valores, certamente, condescederemos com aqueles que os envolve.
Aplicação:
A. O ato de cobiçar, é a íntima declaração de que Deus, que é o provedor de tudo, errou ao dar a outro aquilo que deveria ser seu. É o mesmo que dizer que Deus errou e, que para corrigir tal erro, você terá de tomar o que não é seu. Revelando assim, descontentamento, insatisfação e ingratidão. Sentimentos contrários a relação de Mordomia e Fidelidade Cristã.
Pr Vitor Ribeiro - Sagrada Família - MMN
Comentários