Recompensas da fidelidade
Mateus 25.21
A. Em se tratando de Mordomia e Fidelidade, podemos com considerável facilidade, entender que as "promessas" de Deus não se concretizarão somente no futuro, na segunda vinda de Cristo. Pelo contrário, grande parte dos benefícios da Fidelidade podem ser experimentados hoje. Se confiamos na administração divina, crendo em sua provisão e cuidado gozamos do benefício do evangelho já no tempo presente. E, nos preparamos para receber ainda a herança celestial, a Nova Jerusalém.
B. Recompensa da Fidelidade - Se somos salvos pela graça divina, mediante a fé nas obras que Jesus realizou em nosso favor. Por que somos dignos de "recompensa" se agirmos com Fidelidade a Deus?
- A Fidelidade a Deus nos torna seus filhos e, como filhos somos feitos herdeiros com Jesus.
- Logo, o que Jesus é digno de receber, nos também receberemos por herança.
- Como toda herança não fizemos nada para merecer, mas recebemos pois alguém (Jesus), fez por nós.
C. Vida eterna - Ao desobedecer a instrução divina Adão e Eva perderam o que havia, recebido de graça - a vida eterna.
- Logo, este benefício está ligado a obediência a vontade de Deus.
- A desobediência, por sua vez, resulta em morte eterna.
- Pela fé Jesus já nos deixou a garantia de que receberemos esse dom. Pela obediência e fidelidade podemos ter acesso a essa benção.
- Mais do que uma promessa essa é uma garantia para aqueles que creem em Jesus.
D. Nova Jerusalém - Dentre as muitas promessas de Deus, a nova Jerusalém, está entre aquelas que cotidianamemte não pensamos nela. Isso ocorre porque não podemos imaginar um mundo sem a presença do mal e do pecado.
- No entanto, esta cidade concretiza todo o imaginário e ideal de um lugar onde teremos tudo o que sonhamos, mas não alcançamos aqui.
- Principalmente, porque ali teremos a presença de Deus.
- Por mais que este lugar possa nos oferecer vantagens e benefícios que aqui não temos, o centro e o principal deles é a presença de Deus. Pois este dom nos garante todos os outros.
E. Acerto de contas - Dentro do pacote das recompensas esperadas com a volta de Jesus não podemos ignorar um atributo ou característica de Deus - Deus é inflexível.
- A inflexibilidade divina é nossa garantia de que Deus não muda. Logo, sua imutabilidade nos assegura o cumprimento de suas promessas.
- Dentre as quais está a promessa do "acerto de contas".
- Embora muitos hoje se apeguem a falsa ideia de que por Deus ser amor não levará em conta o que fazemos com os recursos e dons que nos deu. Ele está se preparando para acertar as contas.
- E esse acerto envolve retribuir com bênçãos aos fiéis e obedientes. E, com punição aos infiéis e desobeentes.
- Por ser "amor", Deus não pode deixar de ser "justo".
- Logo, o que prometeu comprará. Seja benção ou punição.
F. Olhando a recompensa - Sem dúvida é muito mais prazeroso iniciar uma semana pensando no descanso sabático. Iniciar um trabalho pensando nos benefícios que o recursos obtido nos proporcionará. Da mesma forma ocorre com a caminhada cristã. Caminhar neste mundo com os olhos e mente voltada a aquilo que Deus está preparando é, sem dúvida, a melhor maneira de atravesar o mundo em que vivemos.
- Se voltamos nossa atenção somente para os desafios desanimamos e desistimos. Nossos olhos devem estar focodos na benção presente e constante (a presença de Deus), e na futura (vida eterna com aqueles que amamos).
Destaque:
A. Do ponto de vista bíblico, prosperidade é ter o que você precisa, quando precisa. [...] Finalmente, prosperidade é ser grato pelo que você tem no Senhor e confiar Nele em todas as coisas.
Aplicação:
A. Ao pensarmos nas recompensas esperadas com a segunda vinda de Cristo devemos nos lembrar que por ocasião de sua vinda haverá dois grupos de pessoas: os que aceitaram Jesus e os que rejeitaram. Os obedientes é os desobedientes. Os salvos e os perdidos. A recompensa não será a mesma para os dois grupos. Embora o cumprimento dessas promessas estejam no futuro a escolha da recompensa deve ser feita hoje, no presente.
Pr. Vítor Ribeiro - Sagrada Família - MMN - USeB
Comentários