A Missão de Deus nos Alcança (1) - Comentário da LES

 Gênesis 3.9

A. Quando examinamos a Bíblia (Palavra de Deus), nos deparamos com um Deus em movimento. Já nas primeiras linhas do texto Sagrado o Eterno está em movimento. E seu movimento é sempre representado em um única direção: na direção do ser humano. Esse movimento/ação O leva a criar, dar forma, preencher o vazio e trazer a vida o inexistente ser humano. A essa ação divina ou "movimento", damos o nome de Missão. Porque? O dicionário define missão como: "Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar." (https://www.significados.com.br/missao/). Logo, é possível compreender que a missão de Deus está focada em um único propósito: se relacionar com a criação - ser humano. Esse "propósito" levou Deus a nós criar e, com o advento do pecado, esse mesmo "propósito", tem levado o mesmo Deus a se colocar em movimento para nos salvar.

Assim é possível resumir a missão de Deus em: (1) criar para se relacionar, (2), se entregar para se relacionar e, (3), nos salvar para se relacionar.

B. O Deus que nos alcança - O primeiro e mais importante passo a fim de compreender a Missão de Deus é compreender que, antes de entender a Missão de Deus, se faz necessário entender "Deus". 

  • Isso nós leva a uma pergunta: Qual a primeira característica revelada de Deus? 
    • Gênesis 1.1 nos diz que Deus é "criador". Essa verdade está enraizada na ideia de que Ele cria para se "relacionar". Assim, se a primeira característica ou atributo é criar, a finalidade é se relacionar.
    • Logo, o propósito das palavras registradas em Gênesis 3.9 não é saber onde o ser humano está, mas sim, restabelecer o relacionamento rompido por ocasião da desobediência humana.

C. O Deus que anseia estar conosco - As páginas da Bíblia revelam um Deus em movimento em direção a humanidade. Nesse movimento, Ele não permite se colocar em separado de seu povo. Assim, se aproxima, no momento da criação (Gên. 2.7), no momento da separação (Gên. 3.9), e assim é descrito nas páginas seguintes, com Abrão, no Êxodo e no deserto.

D. O Deus que se tornou um conosco - Em seu desejo/propósito/missão de se relacionar com o o ser humano, Deus foi além e não somente se revelou mas também se encarnou. 

  • Seu objetivo - se relacionar para se entregar e salvar o ser humano.
    • A ruptura ou separação causada pela desobediência deu ocasião a uma promessa (Gên. 3.15), promessa cumprida no primeiro século, quando Deus se fez carne e habitou entre nós (Mateus. 1.21 a 23 e João 1.14). 

E. O Deus que continua a estar conosco - Se o primeiro passo para compreensão da missão de Deus é compreendê-lo e, se a compreensão/conhecimento só é obtido por meio de relacionamento, é natural esperar que o Deus que nos criou viesse ao mundo a fim de se revelar de modo ainda mais profundo ao ser humano.

  • Em seu ato/ação/movimento de revelação não somente sua natureza foi manifesta, mas também, seu propósito/missão: se relacionar para salvar.
    • Sendo Jesus a revelação máxima de Deus, Ele nos deu a conhecer, de modo ainda mais intenso, o caráter do próprio Deus. Com isso, todos podem entender seu desejo, missão e propósito de nos oferecer a oportunidade de voltar a se relacionar, eternamente, com o Criador.

F. Deus voltará para nos buscar - Como último e definitivo ato em direção ao ser humano, Deus cumprirá seu propósito/missão ao voltar para dar fim ao pecado e nos levar para onde Ele está. 

  • João 14.1 a 3 nos assegura que moradas foram preparadas para todos aqueles que desejarem viver com o Criador eternamente. 
    • Assim, o ciclo estará concluído, pois voltaremos de onde saímos.
    • Criado para se relacionar, salvos para se relacionar.
      • A missão de Deus é restaurar o que se desfez e, resgatar o que se perdeu - o relacionamento com o ser humano.

Destaque:

A. O primeiro e principal propósito de Deus é se relacionar com sua criação. Uma vez que toda ela foi afetada e feita cativa pelas consequências da desobediência, o Eterno fez do restabelecimento de seu relacionamento com a criação (ser humano), sua primeira e principal missão. A fim de restabelecer o relacionamento rompido se faz necessário remover o que, hoje, impede a reconstituição deste relacionamento. Com isso, vir ao mundo e pagar o preso do pecado, remove o que nos separa e, oferece ao mundo uma mensagem a ser anunciada: Deus está voltando para se relacionar com sua criação.

Aplicação:

A. Ao analisar Gênesis 2.16 e 17; 3.9 em conexão com João 3.16 a 21, vemos que a manutenção do relacionamento entre Deus e sua criação esta baseada na "obediência". Deus nos criou para um relacionamento de obediência a sua Palavra e se entregou a fim de restabelecer esse mesmo princípio. Isso por que, obediência é fruto de fé/confiança, e fé/confiança é o produto de conhecimento, que por sua vez, é resultado direto do relacionamento. A essa ideia se conecta, perfeitamente, a fala de Cristo em João 15, onde somos convidados a "permanecer". Se permaneço num relacionamento de obediência a Palavra de Deus, crendo em sua Palavra e obedecendo sua vontade recebo poder, vida e salvação.

Pr Vítor Ribeiro - Sagrada Família - MMN - USeB


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias - Comentário LES

Controvérsia em Jerusalém - Comentário LES

O caminho, a verdade e a vida - Comentário LES