A hora do seu juízo - Comentário LES
Romanos 13.11 e 12
A. Daniel 8.14 entregou ao povo de Deus a última e mais importante profecia de tempo conhecida. Por meio dela acessamos uma porção da revelação profética que nos leva dos dias do idoso profeta até o inicio da primeira fase do Juízo de Deus. Neste momento, a exemplo do que ocorria no deserto, o Santuário deve ser "purificado", linguagem utilizada para simbolizar o "perdão" para os pecados dos crentes e a condenação dos descrentes. No centro desse significativo processo esta a morte do Cordeiro de Deus e sua entrada no Santuário Celestial, onde agora iniciará o processo de "Investigação" e "Intercessão". Período em que devemos afligir nossas almas e buscar, por meio da oração, o genuíno arrependimento e perdão dos nossos pecados.
B. A purificação do Santuário - Levítico 16 nos apresenta ao "Dia da Expiação", ou dia da "Purificação", ou ainda, o dia do "Juízo". Este dia, ainda no deserto, era destinado a cerimônia de limpeza do Santuário. Isso porque, durante todo o ano, ao perdoar os pecados por meio do sangue do cordeiro, este sangue era levado para dentro do Santuário e lançado sobre o véu que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.
- Logo, uma vez no ano, o Santuário deveria ser "limpo". Esta limpeza literal, representava a retirada "simbólica" de todos os pecados ali representados.
- A retirada dos pecados, por sua vez, simbolizava a retirada de todos os "pecados do meio do povo de Israel".
- Assim, se o Santuário está "limpo" (sem pecado), o povo também está.
- Ligado a este dia de "Purificação", estava:
- Arrependimento do pecador;
- Confissão de pecados;
- Morte do cordeiro e;
- Perdão dos pecados.
- Desde modo, a purificação do Santuário no deserto, está diretamente relacionado com a morte do cordeiro. Na profecia de Daniel 8.14, está relacionado com a morte de Cristo na cruz.
C. 2300 dias e o tempo do fim - A profecia apresentada em Daniel 8, em especial, a partir do verso 14 dá sequência ao quadro descritivo dos poderes mundiais (impérios), que governariam o mundo. Desta forma, o último da lista, ainda que não identificado é o poderoso império Romano. Levando o desfecho da profecia ate o tempo do fim.
- Nesse sentido, um verso lança luz ao fato de que esse poder "terreno" será também "apoiado" por um poder não humano. Este verso é o verso 24, onde se lê: "Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; [...]".
- Isso deixa claro que o quarto poder (Roma), receberá ajuda para executar suas ações.
- Levando o conflito de um contexto "terrestre" para o "celestial".
- Em contra partida, a união do poder humano/espiritual que estará aliado a Roma, o verso 25d, apresenta a resposta divina para a união entre a Igreja e o Estado. O verso diz: "[...], levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas."
- Enquanto o quarto poder (Roma), recebe apoio e auxílio do próprio inimigo de Deus. O próprio Deus, sem "auxílio humano", destruirá a "união entre a Igreja e o Estado", e dará fim ao seu domínio.
D. A instrução do Anjo - A visita do anjo Gabriel tem uma finalidade especifica - deixar claro que a primeira parte da profecia dos 2300 anos estava relacionado ao povo Judeu.
- Qual a finalidade deste período reservado ou "cortado" para o povo Judeu?
- Cessar a transgressão;
- Dar fim aos pecados;
- Expiar a iniquidade;
- Trazer justiça eterna;
- Selar a visão e a profecia e;
- Ungir o Santo dos Santos.
- Note que os três primeiros pontos diz respeito a "erros" cometidos pelo povo contra Deus (transgressão, pecado e iniquidade).
- O quarto aponta para vinda do Messias que traria justiça ao povo por meio do perdão. Selando a visão dos 490 anos com a morte de Jesus.
- No entanto, o sexto ponto destaca a obra realizado por Jesus após a cruz. Visto que ao ser entronizado no céu, junto ao trono de Deus, Ele "ungi" ou "consagra" o Santuário Celestial a fim de iniciar sua obra como Sumo Sacerdote. A exemplo do que ocorreu no deserto (cf. Levítico 8.10 a 12).
E. O Messias morto - Deus já havia revelado a Daniel a maior visão em extensão de tempo registrada na Bíblia. Agora Gabriel dará ao profeta a oportunidade de entender quando inicia esse período. E o "marco" inicial é a "ordem" para reedificar Jerusalém, ano 457 a.C..
- Partindo do ano 457 a.C. somando 69 semanas (69 x 7 = 483 anos), chegaremos ao ano 27 d.C.
- No ano 27 d.C., Jesus foi batizado (cf. Mateus 3.3 a 17).
- A partir desta data inicia o último período, 1 semana (7 anos), do período profético. Isso nos leva do ano 27 d.C. ao ano 34 d.C.
- Contudo, o verso 27 acrescenta que o Messias seria "cortado" (morto), isso em meio a última semana de seu ministério terrestre.
- Isso ocorre no ano 31 d.C.
- O verso 27 ainda acrescenta que ele "faria cessar o sacrifício e oferta de manjares", clara referência de que após a morte do Cordeiro de Deus na cruz, todo o sistema litúrgico cerimonial profético que apontava para o sacrifício do Messias, perderia sua finalidade e função.
F. 1844 - A primeira parte da profecia das 2300 ano (490 anos), que estava reservado ao povo Judeu, para a vinda do Messias e sua Aliança e morte, foi concluído no ano 34 d.C.
- Se, tirarmos 490 anos do período de 2300 anos, chegaremos a um saldo de 1810 anos.
- Partindo do ano 34 d.C. somando mais 1810 anos, chegaremos ao ano de 1844.
- É a partir deste período ou ano que, segundo a profecia, o Santuário Celestial iniciaria o processo de "Purificação".
- Essa purificação realizada no céu, proporcionaria, na terra, a oportunidade de "restaurar" a verdade sobre a doutrina do Santuário Celestial, sua função e utilidade para esses últimos dias.
- Visto ser nele onde Jesus, Sumo Sacerdote, intercede por nós, com base em nossas orações.
Destaque:
A. Levando em consideração que o juízo de Deus é subdividido em três fases e, segundo a Bíblia, as duas últimas fases do juízo ocorrerão após a vinda de Cristo. O anuncio de Apocalipse 14.7 ligado à Daniel 9.24, se refere a fase do Juízo Investigativo. Iniciado a partir do momento em que inicia a purificação do Santuário Celestial (1844).
B. Por que o tempo do fim não se relaciona com o período de Antíoco Epifânes (216 a 164 a.C.)? Por que as ações do chifre pequeno se deslocam, em meio ao texto e a história, de ações praticadas no contexto terrestre/humano, para ações que alcançam a esfera celestial (o Santuário Celestial). E, esse local, não foi profanado por Antíoco, nem tão pouco neste período.
Aplicação:
A. O inicio da Purificação do Santuário Celestial ocorre ou inicia no mesmo instante em que somos exortados a restaurar a verdade sobre a doutrina do Santuário de Deus. Visto ser ali que nosso destino eterno será decidido. Logo, a exemplo do que ocorria em Israel (cf. Levítico 23.26 a 29), devemos buscar o Senhor por meio da oração e afligir nossa alma por meio da confissão dos pecados, arrependimento e pedidos de perdão. Só assim, obteremos graça e favor para a salvação.
Pr. Vítor Ribeiro - Sagrada Família - MMN - USeB
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