O sábado e o fim - Comentário LES
Efésios 3.8 e 9
A. Se olharmos com atenção o preambulo da Lei de Deus descrita em Êxodo 20 veremos que os 2 primeiros versos apontam a Deus como "Libertador". Aquele que deu ao povo a oportunidade de serem livres. Na sequência são apontados dez ordens imperativas de Deus as quais os homens que desejassem se manter livres deveriam cumprir, praticar, obedecer ou realizar. Noutras palavras, todos os Dez Mandamentos apresentam e apontam ações que deveriam ser feitas pelo homem em sinal de submissão e obediência a vontade divina. No entanto, dentre as ordens imperativas de Deus o sábado se destaca pois ele é o único mandamento que descreve Deus como o agente da ação. Este mandamento aponta para aquilo que Deus fez. O sábado aponto quem Deus é, o que Ele fez; e como reflexo, o que devemos fazer - NÃO SE ESQUECER de adorá-lo (agradecê-lo).
B. O sábado e a criação - O sábado tem como base apontar para Deus. Por isso tem como ênfase a Criação.
- Na disputa entre as teorias Criacionista e Evolucionista devemos entender que:
- Criação - foca - Deus;
- Evolução - foca - Eu.
- Isso porque, enquanto a Criação nos lembra que temos um Criador e um Redentor que venceu e nos oferece oportunidade de vencermos também.
- A Evolução nos lembra que somos fruto de uma evolução e nesse processo de "seleção natural", vence o mais forte. Logo, você venceu porque você é melhor e não precisa de ninguém. Nem mesmo de um salvador.
C. Uma criação em seis dias - Ligado aos aspectos que causam discordância em relação a criação de Deus está o fato de que, alguns alegam que Deus criou o mundo, contudo, num longo período de bilhões de ano.
- Essa proposta nada mais é do que a tentativa de conciliar a Teoria da Criação Divina e a Teoria da Evolução.
- Contudo, onde está o problema?
- Quando falamos sobre a Criação divina e o processo de formação do planeta Terra, devemos levar em consideração:
- A Bíblia assegura que ao dar "forma" ao planeta ele já existia.
- Não é mencionado quantos anos antes de vir dar "forma" ao planeta Deus já o havia criado. Logo, o ambiente sem forma e vazio já existia.
- O que é mencionado pelo texto bíblico é que Deus deu forma, moldando e preenchendo de elementos naturais, plantas, diversas formas de aminas e seres humanos nesta "semana de sete dias literais".
- O texto não diz que o Senhor criou o planeta (Matéria rochosa), nos sete dias. O texto diz que ele deu forma e preencheu um local já existente.
- Sendo assim, é naturalmente, possível que de fato a Terra, como planeta, já existisse a muitos anos. No entanto, o que a preenche (tudo o que foi criado na semana de sete dias), veio a existência numa semana literal.
D. A Criação, o Sábado e o Fim - No relato bíblico não é difícil entender que a resolução do problema do pecado terminará como começou. No início o problema foi a "adoração". Ligado a obediência aos mandamentos de Deus. No fim, não será diferente. O tema voltará a "adoração", ligado a obediência aos mandamentos de Deus.
- Por essa razão o sábado é o "pivô", deste conflito. Visto que, por meio dele Deus liga a Criação (Gênesis), e o Fim (Apocalipse).
- Isso porque, o 4° Mandamento é o único que reuni elementos que identificam e apontam Deus como o Criador e o Redentor.
- Sendo assim, ao sermos convidados a nos "Lembrar" do dia de Sábado, a ênfase não está no descanso, mas sim na adoração (gratidão), ao Criador.
E. O sábado e o descanso eterno - Só compreendemos os aspectos relacionados ao descanso eterno se desfrutamos todas as bençãos do sábado semanal hoje.
- Este dia de adoração e louvor a Deus agrega vários elementos que, por oposição, serão colocados em conflito nos últimos momentos da história deste mundo. Dentre eles:
- Deus como Criador;
- O inimigo irá se opor a Deus como Criador.
- Adoração;
- O inimigo requererá para si a adoração.
- Descanso e;
- O inimigo enfatizará esse dia como um dia de atividades e comércio.
- Tempo.
- Excluindo esse dia como dia de adoração, nosso tempo será dirigido para tudo o que não nos liga a Deus.
Destaque:
A. O sábado é o elo de ligação entre o Fim (Apocalipse), e a Criação (Gênesis). Extrair esse mandamento dentre os demais, desloca nossa adoração de Deus para tudo o que não representa Deus. Visto que, o mandamento do sábado é o único que aponta algo que foi realizado por Deus. Todos os demais mandamentos aponta para aquilo que o homem deve fazer. Já o sábado aponto o que Deus fez.
Aplicação:
A. Ao sermos exortados a nos "Lembrar" do dia sábado a ênfase primária não é o "descanso", a "santificação" ou a "benção", em si mesmo. A ênfase esta Naquele que nos proporciona o "descanso, a santificação e a benção" - Deus. Logo, ao nos lembrar do sábado, que aponta para a criação, nos lembramos de adorar (agradecer), o próprio Criador - Deus.
Vitor Ribeiro - Sagrada Família - MMN - USeb
Comentários