Rei Asa (911 a 870 a.C.) 2 Crônicas 14
No final do 10° e início do 9° séc. antes de Cristo (911 a 870 a.C), sobe ao trono do reino do Sul, Judá, o jovem rei Asa. Seguindo os passos de seu predecessor e pai Abias (o Senhor é meu pai), o jovem rei empreende uma das mais importantes reformas espirituais do período pré-exilico. Segundo a narrativa bíblica, tal ação levou o povo de volta à Deus e, trouxe paz à Judá.
Contudo, quando essa paz foi comprometida, frente a ameaça de Zerá, oficial etíope, Asa buscou o Senhor, Deus e Rei de Israel (cf. 2 Crônicas 13.8 e 12).
Judá possuía nessa ocasião um exército de 580.000 homens e, Zerá subiu contra ele com 1.000.000 de homens (cf. 2 Crônicas 14.8 e 9). Frente tão grande desafio e, total desigualdade numérica Asa fez a seguinte oração:
"Senhor, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem" ( v.11).
O desfecho do texto é simplesmente surpreendente, pois Deus venceu a batalha em favor de Judá. Certamente as palavras acima dizem por si só. Contudo chama-nos a reflexão.
Em meio a momentos de lutas e guerras, sejam elas materiais ou espirituais; sejam elas contra tentações, contra o homem, ou contra nós mesmos, se chamarmos a Deus, Ele nos ouvirá. E, na batalha entre o poderoso e o fraco, o homem não prevalecerá.
Que o Eterno nos abençoe.
Comentários