Sob o manto da pobreza - Mordomia - Meditação

É que se anunciou aos teus servos, como certo, que o Senhor, teu Deus, ordenou a Moisés que vó desse toda está terra e destruísse todos os moradores dele diante de vós. Por isso, tememos muito por nossa vida por causa de vós e fizemos assim (Josué 9:24).

A presunção de Israel, havia a pouco lhes trazido prejuízos (Josué 7). A fim de reparar o erro, Deus expôs a falta e lhes mostrou como corrigi-la. Como forma de oferecer a nação uma segunda oportunidade, Josué convoca o povo a consagração e a renovação da aliança. Para essa importante cerimônia, o experiente líder lança mão das instruções de Deus, apresentadas por Moisés e, lê, a todo o povo, as precisas e preciosas Palavras da Aliança (cf. Josué 8:20-35). As benção e maldições da aliança foram apresentadas, enfatizando o que Moisés, já havia destacado: "deem ouvidos a voz de Deus e ouçam atentamente sua instrução". A ideia de "ouvir a voz de Deus", sempre foi um tema colocado em relevo no Pentateuco. E, isso com o intuito de levar a nação a compreensão da importância de ter a instrução divina como guia e "norte" para todos os momentos da vida. Nenhuma decisão, escolha ou estratégia deveria ser tomada sem antes buscar o conselho divino.

No entanto, tão logo renovaram a aliança com Deus, o capítulo 9 narra ações contrárias praticadas pelos príncipes do povo. Dando ênfase a ideia de "ouvir", o capítulo cita por 5 vezes que os moradores da terra a ser conquistada, ouviram sobre Deus, sua vontade para a nação israelita, sua vontade para com as nações cananitas e sobre a fama de Josué. O capítulo 6:27, termina com a declaração divina de que a fama de Josué, como predita por Deus, se espalhou e, com ela, a certeza de que Deus havia entregue todos aqueles reinos nas mãos de Seu povo. Com isso coalizões foram formadas (cf. Josué 9:2), bem como estratégias foram elaboradas pelos povos da terra. Dentre as manobras militares e as estratégias utilizadas, destaca-se a estratégia dos Gibionitas (Josué 9:3-10).

Sob o manto da mentira e da pobreza, este povo se aproximou dos israelitas pedindo paz e, se colocando a disposição para servir. A mentira, recebida como verdade alcançou seu objetivo. E, sem ouvir o Senhor, Josué e os líderes do povo, fizeram aliança dos os Gibionitas. "Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao Senhor" (Josué 9:14). 

"Todos os reis que estavam daquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do mar Grande, defronte do Líbano" (Josué 9:1), ouviram o que fora dito pelo Senhor. Os Gibionitas ouviram o que fora dito pela Senhor. Mas os filhos de Israel, não ouviram a voz do Senhor. Confiando no que viram e ouviram de seus inimigos, deixaram de buscar conselho em Deus. Esse episódio nos ensina pelo menos duas lições.

Primeiro, ouça a voz de Deus. Nunca tome decisões desconsiderando o que fora apresentado pelo Senhor. Não temos a capacidade de prever o futuro, contudo, temos a disposição as seguras instruções de Deus, já apresentadas no passado para nortear as decisões do presente. Para Seu povo, buscar Seu conselho e ouvir Sua instrução, não é uma opção, é um dever. 

Segundo, cuidado com aqueles que usam de estratégias com a finalidade de nos envolver em laços de mentira e erro. Os Gibionitas, sob o manto da pobreza, enganaram Israel, levando-os a fazer o que Deus reprova.

Sob o manto da pobreza, dentro e fora da igreja, muitos escondem o que tem para obterem de forma desleal o que poderia ser utilizado para atender e suprir a necessidade de outros que, de fato, precisam. Sob o manto da pobreza, professos servos do Senhor, imaginam estar engando a Deus, devolvendo a Ele oferta defeituosa e dízimo incompleto. Sob o manto da pobreza, muitos tem desenvolvido estratagemas Gibionitas para enganar os líderes do povo de Deus. Estes ao se passarem por servos e escravos, acabarão por se tornar o que representam. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A equidade de Deus - Meditação

O livro de Êxodo: o povo oprimido e o nascimento de Moisés - Comentário da LES

Compreendendo as Escrituras - TALMIDIM - O princípio do verdadeiro discipulado