A fidelidade de Deus - Mordomia - Meditação
Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu (Josué 21:45).
O livro de Josué, além de uma narrativa repleta de mensagens de coragem, motivação, intervenções divinas, eventos militares e conquistas territoriais, é também, um relato sobre fidelidade. O conteúdo, como um todo, pode ser substituído em três blocos e, cada um deles, coloca, a fidelidade, em destaque.
- Os capítulos 1-12, com destaque aos textos do 1:6 e 7; 11:15, destacam a fidelidade de Josué, filho de Num e general de Israel.
- Os capítulos 13-21, com destaque aos textos do 1:2 a 5; 21:43 a 45, destacam a fidelidade de Deus.
- E, os capítulos 22-24, com destaque aos textos do 1:12 a 18; 22:5 e 24:14 a 21, destacam a fidelidade da Nação.
De forma providencial, a fidelidade de Deus está no centro do livro, devidamente estruturada como o elo de ligação e base para a demonstração de fidelidade de Josué, bem como, condição básica para a promessa de fidelidade da Nação. Assim, a segunda seção ou bloco (capítulos 13-21), terminam com uma belíssima declaração sobre a fidelidade divina. "Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu" (Josué 21:45). A declaração e precedida pelos versos 43 e 44 onde destacam-se os verbos "dar" e "jurar". Ações divinas que colocam em relevo a promessa e seu cumprimento. No relato, Josué toma o cuidado de ratificar que "tudo se cumpriu". Não somente as promessas apresentadas à Nação, mas também, as promessas feitas ao líder de Israel (cf. Josué 1:1-5).
Esta citação nos ensina uma poderosa lição. Deus é fiel! A fidelidade de Deus é inquestionável. O que Ele promete, Ele faz. Não somente no aspecto material, mas também, no que diz respeito aos aspectos espirituais. Nós podemos creditar Nele toda a nossa esperança e confiança, pois Ele é capaz de tornar, cada uma de suas promessas, reais na vida daquele que aceita participar da aliança divina. No então, precisamos compreender que, esse poderoso atributo ou qualidade divina é comunicável, ou seja, Deus é fiel e espera que sejamos também. Logo, pela fidelidade divina Josué pode cumprir os requisitos de seu chamado e vocação. Ao mesmo tempo que, pela fidelidade divina, a Nação deveria também, viver uma vida de fidelidade à Deus.
A declaração do líder de Israel (v.45), serve para que possamos olharmos para o passado e saber da fidelidade divina em favor de Seu povo. Ao mesmo tempo que, nos serve de incentivo, para confiar na mesma fidelidade para o momento presente. Tendo a certeza de que, podemos nos apoiar nesta mesma fidelidade para o futuro. Assim como cumpriu o Senhor Sua promessa de dar ao povo a terra de Canaã, cumprirá também o Senhor, Sua promessa de dar entrada, na nova Jerusalém, a aqueles que creem. Por que Ele é fiel.
Missão Mineira Norte - USeB
MAP
Comentários