O fim da Missão de Deus - Comentário LES
2 Pedro 2.11 e 12
A. Quando tratamos sobre a Missão de Deus, o primeiro elemento a ser destacado é que essa Missão "é realizada ou empreendimento em favor do mundo". E, para que o objetivo seja alcançado (oferecer libertação do pecado por meio do sangue de Cristo, cf. Apocalipse 1.5), torna-se necessário que "todos", sem distinção tenham a "oportunidade" de saber sobre o desejo de Deus. E, com base em tal conhecimento, tenha condições de "escolher": "juntar-se a Jesus ou manter-se contra Ele (cf. Lucas 11.23)". Essa escolha é crucial visto que o desfecho final da Missão de Deus é seu "juízo". E, neste, cada um terá tomado sua decisão. Decisão baseada não em um momento, mas ao longo da vida. Assim sendo, se faz necessário questionar: Qual a responsabilidade (ou Missão), do cristão? A missão é permitir que Cristo, por meio do agir de Deus, segundo a obra do Espírito Santo, termine sua obra em nós e, por meio de nós anuncie ao mundo o que o Senhor pode e deseja fazer em favor de todo o mundo.
B. A missão de Deus nos últimos dias - Apocalipse 1.5 resume a obra/missão de Deus, nesses últimos dias: oferecer perdão/libertação dos pecados por meio do sangue de Cristo.
No entanto, para que as pessoas possam aceitar tal obra se faz necessário, primeiro, que compreendam o que é "pecado".
- Isso nos leva as palavras de Jesus registradas em João 16. Visto que ali Ele revela a obra/missão do Espírito Santo que é "convencer o mundo do pecado", que envolve "desobediência a vontade divina, mas também, não crer em Jesus".
C. A mensagem e missão dos três anjos - A mensagem dos três anjos envolvem três elementos importantes:
- Primeiro, o anuncio para adorar a Deus;
- Segundo, o anúncio de que esse Deus é o Criador e;
- Terceiro, o anúncio de um juízo para o tempo presente.
- Isso nos leva a constatação de que o centro e objetivo da Missão é o "evangelho". Um anúncio, um boa notícia (evangelho), sobre Deus e Sua intenção de resgatar, restaurar, reconciliar e se relacionar (novamente), com todos os que aceitarem seu chamado.
D. A crise final - Em grande medida, se analisarmos o quadro completo, veremos que a crise descrita em Apocalipse é um reflexo da crise descrita em Mateus 28 e, por sua vez revelada em Gênesis 3.
- Isso porque, o que ocorreu com o anjo de luz a ponto de levá-lo a se tornar o inimigo de Deus é, em essência, o que ocorreu com o primeiro casal e, ao mesmo tempo, o que ocorreu no contexto da "grande comissão" e, ocorrerá no fim - desobediência e descrença sobre a Palavra de Deus.
- De um lado estarão aqueles que revelam a "perseverança dos santos". Do outro, os que deixaram de perseverar (os que deixaram de crer).
E. Êxito na missão - Qual o objetivo da Missão de Deus? Essa pergunta é central na compreensão da obra de Deus em favor do ser humano. Visto que se não estiver claro qual o objetivo também não estará claro se essa Missão está alcançando êxito ou não.
- Se o objeto da missão de Deus é o ser humano, de modo a oferecer a este a oportunidade de voltar a se relacionar com seu Criador, logo a mensuração ou medição dos resultados não pode estar baseada em números mas sim, em "crescimento".
- A medição não será quantitativa, mas sim, qualitativa. A pergunta não será quantos foram batizados mas sim, como está a relação dos batizados com o Senhor. Isso porque todo e qualquer "crescimento" está intimamente relacionado ao Senhor da obra.
Destaque:
A. Estamos vivendo, dentro e fora dos círculos religiosos, uma polarização perceptível. De um lado os que seguem crendo na Palavra de Deus. Do outro, os que descreem dela. Esse movimento culminará na afirmação de Cristo descrita em Lucas 11.23. De modo que, no final, perseverança dos santos, se traduzirá por crer e obedecer a Palavra de Jesus.
Aplicação:
A. O Deus descrito e revelado pela Bíblia é um ser relacional. Assim sendo, Ele nos criou para que pudesse se relacionar conosco. A desobediência humana rompeu esse relacionamento; a fim de restabelecer o relacionamento rompido e reconciliar a humanidade consigo mesmo, veio Jesus, para revelar quem é Deus e quais as condições para que o ser humano volte a se relacionar com o Senhor novamente. Aqueles que conhecerem a Deus por meio da revelação e aceitarem as condições serão reconciliados. Os que optarem por um caminho diferente, permanecerão separados de Deus e em posição de inimigos do Senhor. A fim de que todos recebam a oportunidade de tomar sua decisão, Deus nos convida a participar dessa obra/missão de oferecer ao mundo a opção de voltar para o Senhor.
Pr Vítor O Ribeiro - Sagrada Família - MMN - USeB
Comentários