Ester e Mordecai
Isaías 49.6
A. Ao longo do tempo, já no contexto dos escritos do Pentateuco (Deuteronômio 28), fora informado ao povo de Deus que a desobediência a vontade do Senhor resultaria em prejuízos para a nação. Dentre os prejuízos previstos, o cativeiro (privação da liberdade), era o "castigo" final. Esse "castigo", foi infligindo ao povo de Deus em duas etapas, primeiro em 722 e depois em 605 a.C.. Ainda assim Deus não abandonaria seu povo, por meio dos profetas não somente enviou mensagens de paz e esperança, mas também, de prosperidade (cf. Jeremias 29). Essa prosperidade foi real e, talvez, o motivo pelo qual, muitos judeus preferiram permanecer nas terras do cativeiro ao invés de retornarem para Judá. Dentre os que preferiam permanecer estavam Mordecai e sua prima Ester. Haveria alguma missão ou propósito a ser desempenhado por eles ainda neste local?
B. Cativo em uma cultura estrangeira - Onde é mais fácil ser fiel ao Deus da Bíblia? No céu ou na Terra?
- Daniel e seus amigos, em contraste com o rei Jeoaquim revelam que independe o local em que vivemos, o que nos torna fiéis não é o ambiente, mas sim sua relação com Deus.
- Imagine viver num lugar onde todos são Adventistas. Isso ajudaria você a ser mais obediente a vontade de Deus?
- Neste contexto e, conhecendo a história de Ester, devemos nos perguntar: Quando seria prudente expor, de modo aberto, nossa fé, quando nos somos os estrangeiros?
- Com base na história de Daniel e seus companheiros, vemos que eles revelaram sua posição e fé ao serem colocados diante de uma situação que os colocaria em franca oposição a vontade de Deus.
- É fato que os babilônicos já sabiam quem Daniel e seus amigos eram judeus, contudo, os jovem se manifestaram de modo mais intenso, ao serem chamados a desobedecer a vontade de Deus.
- No entanto, devemos levar em consideração que ao ser identificado como judeus, não somente Mordecai, mas todo o povo, mesmo vivendo num ambiente onde não deveriam estar, permanecerem vivendo de acordo com os preceitos da Palavra de Deus.
- Assim, o modo de vida daqueles que permaneceram no cativeiro, se mantiveram vivendo em plena obediência a vontade expressa de Deus.
- Mordecai não passou a ser fiel após ser oprimido pela perseguição. Ele era fiel, por isso sofreu perseguição.
- Embora o nome de Deus não seja mencionado no livro de Ester, o mesmo Deus é revelado por meio da vida da rainha, de seu primo (tio) e, do povo fiel que permaneceu obediente á Palavra de do Senhor.
Comentários