Planejamento para o sucesso
A. Colossenses 3. 23 e 24
B. No mundo capitalista em que vivemos, alguns termos, acabam por receber definições bem diferente do que realmente teriam em outro contexto. Por exemplo, o terno "humilde", em muitos casos é considerado uma pessoa "pobre" de recursos financeiros. Por outro lado, o terno "sucesso" é aplicado a uma pessoa que acumulou "riquezas" (rica). No dicionário de Deus os mesmo termos recebem definições bem diferentes. Isso porque para Deus, humildade e sucesso não estão relacionados a valores financeiros e sim com a construção de um caráter submisso a vontade de Dele.
C. O que importa em primeiro lugar - A Bíblia orienta que se as crianças forem educadas no caminho do Senhor, mesmo quando chegarem a idade adulta não se desviará dele. Somado a isso o sábio Salomão adverte que ao chegar a mocidade, o indivíduo deve mais uma vez colocar o Senhor em primeiro lugar.
- A advertência está ligada ao planejamento da vida adulta e a preparação para a construção de relacionamentos que tenha Deus como alicerce e guia.
- Isso mostra que o primeiro passo de um bom planejamento de sucesso tem Deus como o primeiro item da lista.
D. A benção do trabalho - Em um contexto onde a remuneração pelo trabalho executado não está a altura do esforço empregado, a atividade laboral (trabalho), não configurava, para muitos, uma bênção, mas é.
- A atividade profissional deve ser o meio de aplicarmos nossas capacidades e intelectos com o fim de nos mantermos em atividade, obter os recursos para nossa família e servirmos aos que precisam.
- O trabalho de Adão foi também, sua primeira responsabilidade:
- Preservar o ambiente;
- Preservar sua saúde e;
- Preservar sua comunhão com o Criador.
E. Os ano de labor e os filhos - Quando o assunto é planejamento quanto ao futuro a direção que damos a nossos filhos por meio da educação cristão e formal é fundamental.
- De todas as coisas que se deve ensinar a uma criança a primeira delas é o amor e dedicação pelos pais, irmãos e familiares.
- A Bíblia é clara quanto a necessidade e responsabilidade dos filhos em relação aos pais e familiares.
- Não diferente disso, os filhos devem ser educados quanto a importância dos trabalho e de como, sabiamente, utilizar os recursos que Deus dispôs em suas mãos.
- Não podemos determinar o que os filhos serão, se bem sucedidos ou não, mas é responsabilidade dos pais planejar o melhor para o futuro deles.
F. Trabalhe com integridade - Embora nem todos pensem dessa forma, a verdade é que não trabalhamos pelo dinheiro. Trabalhamos pelos benefícios momentâneos e futuros que ele pode nos proporcionar. Pensando assim, quanto melhor for nossa forma de desempenhar nossas atividades profissionais hoje, melhor será nossa recompensa, hoje e no futuro.
- O ato de desempenhar bem nossos funções no trabalho não resultará somente em remuneração, mas também em consideração.
- Aquele que desempenha com dignidade suas tarefas estabelece para si mesmo um "bom nome" que, segundo a Bíblia, vale mais do que recursos e bens.
G. Conselhos piedosos - A Bíblia, a Palavra de Deus, está repleta de bons conselhos. Logo não faltaria orientações e conselhos para uma vida financeira planejada e equilibrada.
- Organize um plano de economia e gastos;
- Gaste menos do que ganha;
- Guarde uma parte do salário mensal;
- Evite dívidas;
- Trabalhe diligentemente;
- Seja fiel a Deus e;
- Lembre-se que este não é o nosso lar.
Destaque:
A. Embora muito considerem a atividade laboral (trabalho), um castigo, essa não foi a intenção de Deus. Pelo contrário, antes do pecado, era por meio do trabalho que Adão tinha contato com o que Deus criou para sua apreciação e manutenção. Após o pecado, foi o meio utilizado por Deus para manter o homem em comunhão. Isso porque, por meio do trabalho (em grande medida com a terra e seus frutos), o homem via as bênçãos e favor de um Deus que lhe dava o que precisava para viver e, por meio dos frutos desse trabalho junto a terra, tinha o homem ofertas de gratidão para apresentar a Deus em seu rito de adoração.
Aplicação:
A. Dos muitos e importantes conselhos que recebemos de Deus no tocante ao planejamento e utilização de nossos recursos, o conselho registrado por Salmão é pontual (Provérbios 13. 4). Sem dúvida alguma o que trabalha diligentemente terá de Deus as bênçãos e auxílio necessário para alcançar o que deseja. Já o preguiçoso não terá a mesma sorte.
Pr. Vítor Ribeiro - Sagrada Família - MMN
Comentários