Esperando no crisol

A. Gálatas 5.22

B. Dos atributos comunicáveis (características ou qualidades oferecidas por Deus ao homem), a longanimidade (paciência) é de fato, uma das quais mais devemos suplicar a Deus. Isso por que trata-se muito mais do que simplesmente esperar que algo ocorra. Implica esperarmos o agir de Deus no momento e do modo que Ele entenda ser mais adequado. Não é somente esperar, é crer que mesmo que leve o tempo que for, o resultado será o melhor pois vem das mãos de Deus. É crer não somente no resultado, mas em quem está agindo em nosso favor. Logo, a ação de esperar está mais relacionado a qualidade do relacionamento que temos com o Senhor do que com o tempo que venhamos esperar por sua ação/resposta. 

C. O Deus da paciência – Quando pensamos em espera e paciência tendemos a nós considerar aqueles que, ao logo do tempo, mais te exercido esse atributo. Contudo, na história é o Senhor aquele que tem demonstrado mais paciência. Isso porque, é Ele que tem esperado por nos, e não o contrário.

i. Assim, devemos compreender como Ele age e se comporta para que dele possamos aprender qual deve ser nossa atitude ao esperar.

1. Com isso a pergunta deve ser:

a. O que tenho aprendido enquanto espero? 

b. O que tenho feito enquanto espero? 

c. Qual tem sido meu testemunho enquanto espero? 

i. A resposta a essas perguntas revelarão se tenho colocado minha atenção somente no tempo de espera ou naquele que tem o controle de tudo em suas mãos. 

D. No tempo de Deus – Se cremos que Deus é onipotente e onisciente, devemos também crer que Ele sabe o melhor momento para agir. Contudo, devemos admitir que não temos paciência suficiente para esperar. Devemos, no entanto, compreender que esperar tem seus benefícios:

1. Pode direcionar nossa atenção para Deus;

2. Ajuda a ter visão mais clara de nossos próprios motivos e desejos;

3. Gera perseverança;

4. Eleva nossas forças espirituais;

5. Permite que Deus nos ajude a enxergar o quadro completo.

E. Davi – Qual seria sua atitude ao ter de esperar por algo que sabe que é seu direito. Mas que não lhe será entregue agora? 

i. Essa foi a história de Davi. E, com um agravo, além de esperar teve de esperar fugindo e se defendendo das ações contrários de um rei inquieto e perturbado. 

1. Entretanto, essa realidade ensinou grande lição ao futuro rei: Não pegue aquilo que Deus ainda não lhe deu. 

F. Elias – Se Davi pode ser tomado como exemplo de paciência, Elias pode ser retratado como alguém que foi vencido pela precipitação/ansiedade. 

i. Isso nos mostra que mesmo a fé que este homem professava não o excluiu de errar por precipitação. Desejando resolver uma situação sem esperar pelo agir de Deus.

G. Prazer no Senhor – O Salmo 37 é, de fato, um desafio em nossos dias imediatistas. Temos sido condicionados a crer que tudo deve ser feito e atendido de modo rápido e imediato. Contudo, o salmista nos convida a esperar no Senhor. E mais, aprender a ter prazer no Senhor enquanto esperamos. 

i. É fato que a esperar nunca será prazerosa. No entanto, quando temos o privilégio de esperar na presença (companhia), de Deus, mesmo a espera se torna agradável e prazerosa. 

1. Se Ele está ao nosso lado, ou seja, se utilizamos o tempo de esperar para investir tempo no relacionamento com aquele que nos pediu para esperar, é certo que o tempo de espera serão horas, dias e se necessário, meses de prazer e alegria. 

2. DESTACAR 

A. Por mais óbvio que possa parecer devemos nos lembrar que “esperar” é  um verbo. Assim sendo, implica “ação“. Por mais óbvio que seja, muitos se esquecem que não devemos esperar inertes. Pelo contrário, a ação de esperar pelo agir de Deus de ver traduzida em uma vida de louvor, oração e testemunho. Visto que, o Senhor esta agindo em nosso favor. Sendo assim, esperar envolve crescimento, amadurecimento espiritual, manutenção da fé por meio da comunhão e do estudo e, principalmente, testemunho pessoal. Se assim fizermos, teremos maior e mais profunda experiência ao esperar no crisol.

3. APLICAÇÃO 

A. Das muitas verdades que podem ser compreendidas da ação de espera, sem dúvida alguma, a mais importante é: Espere que Deus te dê aquilo que Ele prometeu que será seu. Não tente lançar mão daquilo que Ele ainda não te deu. Mais do que saber esperar é dever do cristão saber confiar. Se cremos que Ele sabe de todas as coisas, também devemos compreender que Ele sabe o melhor momento para nos dar ou não o que desejamos. 

Pr. Vítor Ribeiro – Missão Global – AML


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias - Comentário LES

Controvérsia em Jerusalém - Comentário LES

O caminho, a verdade e a vida - Comentário LES