Expiação
Dia da Expiação
Apenas uma pessoa, o sumo sacerdote israelita, podia entrar no Lugar Santíssimo do tabernáculo, e ele só podia fazer isso uma vez por ano, no Dia da Expiação (Levítico 16: 2; Hebreus 9: 7). Este foi um dia que os israelitas observaram como um dia nacional de purificação do pecado. Caiu no décimo dia do sétimo mês, alguns dias antes da Festa dos Tabernáculos (Levítico 16: 29-34; Levítico 23: 27-34; veja FESTAS).
Rituais do dia
Ao longo do ano israelita, os rituais de sacrifício regulares lidavam com o pecado de várias maneiras. Mas mesmo o melhor deles não capacitou o ofertante, nem mesmo os sacerdotes, para entrar na sagrada presença de Deus no lugar santíssimo. Portanto, neste único dia do ano, quando a entrada na presença de Deus estava disponível, o sumo sacerdote trazia todos os pecados do povo a Deus para o seu perdão.
Antes de oferecer um sacrifício em nome de outros, o sumo sacerdote tinha que oferecer um sacrifício por si mesmo e seus companheiros sacerdotes. Ele ofereceu a oferta pelo pecado dos sacerdotes no altar no pátio do tabernáculo, após o que ele levou o fogo do altar, junto com o sangue do sacrifício, para a tenda do tabernáculo. Primeiro ele usou o fogo para queimar incenso no Lugar Santo. Então, ao abrir a cortina para entrar no Lugar Santíssimo, o incenso flutuou e cobriu o propiciatório (tampa da arca ou caixa da aliança), o trono simbólico de Deus. O sumo sacerdote então aspergia o sangue do animal abatido sobre e na frente do propiciatório (Levítico 16: 11-14).
Ao retornar ao pátio aberto, o sumo sacerdote repetiu o ritual, desta vez oferecendo a oferta pelo pecado do povo (Levítico 16: 15-19). A aspersão do sangue no propiciatório lembrou aos israelitas que, mesmo no clímax de seu mais alto exercício religioso, eles ainda não podiam exigir perdão. Eles só podiam se lançar à misericórdia de Deus.
Um segundo animal foi então usado no ritual de limpeza das pessoas, mas não foi morto. O sumo sacerdote impôs as mãos sobre a cabeça do animal, confessou sobre ele os pecados do povo e o enviou para longe, para o deserto, para que nunca mais voltasse. Esta foi mais uma imagem para o povo de que seus pecados foram removidos, embora novamente às custas de uma vítima inocente (Levítico 16: 8-10; Levítico 16: 20-22).
Quando o ritual de limpeza do pecado terminou, o sumo sacerdote lavou-se completamente com água. Ele então ofereceu holocaustos de consagração, primeiro para os sacerdotes e depois para o povo. No final das atividades do dia, qualquer outra pessoa que tivesse estado em contato com a oferta pelo pecado também tinha que se lavar (Levítico 16: 23-28). (Sobre os diferentes tipos de ofertas no sistema sacrificial israelita, veja SACRIFÍCIO.)
Expiação através de Cristo
O Novo Testamento enfatiza que, embora os rituais do Antigo Testamento fossem úteis para mostrar às pessoas a seriedade do pecado, eles não podiam remover o pecado por si mesmos. Eles eram apenas um arranjo temporário. Agora que Cristo veio, eles não têm mais uso (Hebreus 9: 6-10).
Jesus Cristo, o grande sumo sacerdote, não ofereceu um animal como sacrifício; ele se ofereceu. Por meio de seu sangue sacrificial, ele entrou na presença de Deus, obteve a salvação eterna e limpou a consciência do pecador arrependido (Hebreus 9: 11-14). Seu único sacrifício fez o que todos os sacrifícios israelitas não podiam fazer (Hebreus 10: 11-12). A entrada na presença de Deus, que era restrita no sistema do Antigo Testamento, agora está disponível para todo o povo de Deus por meio de seu sumo sacerdote, Jesus Cristo (Hebreus 10: 19-22; cf. Hebreus 9: 8).
Quando o sumo sacerdote israelita completou os rituais de purificação do pecado na tenda do tabernáculo, ele reapareceu ao povo. Da mesma forma, Jesus Cristo, tendo lidado com o pecado completamente e tendo obtido perdão eterno pelos pecados, reaparecerá para trazer a salvação de seu povo ao seu clímax glorioso (Hebreus 9:12; Hebreus 9:28; ver também SANGUE)
Referência:
Bibliography Information
Fleming, Don. Entry for 'Day of Atonement'. Bridgeway Bible Dictionary. https://www.studylight.org/dictionaries/bbd/d/day-of-atonement.html. 2004.
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