O princípio do evangelho - Comentário LES

Marcos 1:14 e 15

A. Em geral, a literatura bíblica atribui um livro ou epístola (carta), aquele que é identificado, nas primeiras páginas ou nas primeiras palavras do livro/carta, que em geral, são as palavras de abertura do texto e, também, a apresentação do autor. No caso do livro atribuído a João Marcos, companheiro de Barnabé, seu primo e de Paulo, e posteriormente, companheiro do apóstolo Pedro, as palavras de abertura do texto são descritas a fim de identificar a Jesus Cristo, Filho de Deus, como o autor: "Princípio do evangelho de Jesus Cristo" (cf. Marcos 1:1a). Esta introdução espelha o mesmo que encontra-se em Apocalipse 1:1a : "Revelação de Jesus Cristo". Caso apliquemos o mesmo princípio de Apocalipse 1:1b a Marcos 1:1, chegaremos a conclusão de que assim como as revelações de Apocalipse foram feitas por Jesus e "entregue", por fim, a "seu servo João",  as revelações do ministério e do evangelho mencionados em Marcos, pertencem a Jesus e, foi por Este, entregue, por fim, a seu servo João Marcos. Logo, o evangelho que leva o nome de João Marcos, por princípio e direito tem Jesus Cristo, Filho de Deus, como o legítimo autor.

B. Missionário - Ao que parece, a primeira referência à Marcos é encontrada em Atos 12:12 e, o fato de sua mãe ter seu nome relacionado ao de seu filho, mostra que Lucas, autor de Atos, esta buscando uma referência conhecida (neste caso Marcos), para distinguir esta Maria das demais que existiam entre os discípulos de Cristo. Logo João Marcos era conhecido do público leitor de Atos neste tempo.

  • A próxima menção a Marcos surge na sequencia, em Atos 13:5 onde o vemos participando da primeira viagem missionária de Barnabé e Paulo para Chipre. Neste contexto, todos estão sendo guiados pelo Espírito Santos nesse empreendimento de evangelização.
  • No entanto, a próxima citação, verso 13, Marcos é mencionado "apartando-se" do grupo e voltando para Jerusalém. 
    • No texto, dois elemento recebem destaque:
      • A ação de "apartar-se" - O texto não fornece informações para apontar o motivo de Marcos ter voltado para Jerusalém. Do mesmo modo que, o autor, Lucas, não descreve a razão e, não vemos na sequencia do texto, nenhuma referência a desaprovação do Espírito Santo, em relação a ação do apóstolo.
      • Voltar para Jerusalém - Jerusalém era onde residia a mãe do apostolo. Logo subintende que ele tenha voltado para a casa da mãe, para sua família.
        • Assim, pelo texto, somado as declarações de Paulo em Atos 15:36 a 40 e as futuras declarações do apóstolo em relação a Marcos, pode-se afirmar que, independente do que tenha motivado Marcos voltar para Jerusalém isso não tirou dele sua importância e validade para a pregação do evangelho de Cristo em momentos posteriores.

C. O companheiro dos Apóstolos - Embora não seja possível precisar o que levou Marcos de volta à Jerusalém, certo é que seu retorno ao grupo dos apóstolos foi marcado por uma desavença entre Paulo e Barnabé (cf. Atos 15:36 a 40).

  • O motivo da desavença era a viagem de retorno para visitar as igrejas onde os apóstolos haviam passado no início da primeira viagem missionária. 
  • Barnabé, entendeu que era um bom momento para que Marcos se juntassem a eles e, Paulo descordou. Levando a separação entre os dois.
    • Contudo, assim como foi com o retorno de Marcos para Jerusalém, neste momento, não vemos nenhuma menção de desaprovação do Espírito Santo ou prejuízo para o ministério. Pelo contrário, duas novas equipes missionárias foram formadas e o evangelho recebeu ainda mais força.
      • Prova disso é que, anos depois, João Marcos não somente continuo servindo a Deus, como se tornou, novamente, parceiro de Paulo e Pedro. 

D. Mensageiro - Marcos inicia sua narrativa do ministério de Jesus deixando claro que o que ele irá apresentar é, em resumo, o Evangelho de Jesus. Ou seja, a boa notícia que Jesus veio apresentar ao mundo.

  • Ao mesmo tempo, deixa claro que esse "evangelho" não seria apresenta ao mundo sem preparação prévia.
  • Essa preparação viria acompanhada e, principalmente, validada pelo Antigo Testamento.
    • Para isso o autor cita as declarações de Deus registradas por Moisés, Elias e Malaquias.
      • Esse Mensageiro tinha uma função especial: anunciar a chegado do REI.

E. O batismo de Jesus - O batismo de Jesus apresenta alguns aspectos importantes:

  1. Primeiro apresenta um contraste entre o batismo realizado por João (vs. 4 e 5), isso porque, Jesus não carece de arrependimento, de remissão de pecados e, nem mesmo de confessar seus erros;
  2. O ato de ser batizado, reforça a ideia de "unção do Espírito Santo" (Daniel 9:25 e Atos 10:38). Jesus, como os antigos Reis de Israel, foi ungido (separado), para uma função um ministério específico;
  3. Reflete a realidade da vida do cristão após o batismo - deve ser render a guia (direção) do Espírito Santo e;
  4. Todos aqueles que são batizados, seguindo o exemplo de Cristo, serão conduzidos pelo Espírito, contudo, isso não o isentará de ser tentando pelo inimigo de Deus.

F. O evangelho de Deus pregado por Jesus - Segundo Marcos, Deus tem um evangelho para ser apresentado ao mundo. Evangelho que é apresentado (pregado), por ninguém menos do que Jesus Cristo.

  • Esse evangelho ou boa notícia pode ser dividida em três partes:
    1. Passado - Olhando para o cumprimento da profecia, o que foi prometido no passado se cumpriu;
    2. Futuro - Com a confirmação do que foi prometido no passado, é anunciado o que ocorrerá no futuro: a chegado do Reino de Deus e;
    3. Presente - Uma vez confirmado o passado e anunciado o que ocorrerá no futuro, é apresentado uma verdade presente: se arrependa e creia no evangelho (na Palavra/mensagem/advertência) de Deus.

Destaque:

A. A primeira palavras do evangelho de Jesus relatado por Marcos são "Princípio". Do grego "arché" traduzido por "início ou origem". Este termo ecoa Gênesis 1:1 e João 1:1, ambos textos que apontam para o começo de tudo. Se ligarmos a declaração do verso 1:1 as declarações dos versos 14 e 15, do mesmo capítulo veremos que o princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus é o evangelho de Deus, que por sua vez, declara que: O tempo está cumprido, e o reino está próximo. Logo, os que ouviram Jesus fazer esse anúncio, bem como aqueles que receberam o evangelho escrito por Marcos, deveriam se lembrar do início da história humana e da ênfase inicial do evangelho (Gênesis 3:15): arrepender e crer na boa noticia apresentado por Jesus. 

Aplicação:

A. Marcos 1:15 apontam a base e fundamento do "evangelho de Deus" apresentado por Jesus e pelos apóstolos. Essa base e fundamento, presente desde Gênesis 3:15 aponta a solução para o problema do pecado e o, único, meio de obtermos oportunidade de salvação: arrependimento e fé. O mesmo é requerido de nós hoje. Eis a base e o fundamento do evangelho. Eis o único meio de salvação - arrependermos de nossos pecados, mediante a fé em Cristo Jesus.

Pr. Vítor de Oliveira Ribeiro - Sagrada Família - MMN - USeB

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