A vitória de Cristo sobre a morte

A. Apocalipse 1.17 e 18

B. Por mais angustiante que possa ser as horas que antecedem a morte, nada se compara a expectativa de volta desta experiência terrível. As horas que antecederam a morte é ressurreição de Jesus foram marcadas por agonia, tristeza e angústia de alma. Contudo, tudo isso fora transformado em alegria pois estava sob o poder de Cristo romper as portas do inferno e se levantar na manhã do terceiro dia.

C. A tumba selada – Assim como, os líderes do povo judeu se apoiaram no poder e na autoridade romana para levar avante o plano de matar Jesus, buscaram também neste o poder e a autoridade para garantir que sua ressurreição não ocorresse. Tudo isso em vão. 

i. Antes de nascer o Salvador, os líderes dos judeus (conhecedores das profecias), foram consultados por Herodes em relação ao nascimento do Rei Judeu. Eles afirmaram, não negaram, as profecias atestaram o momento, o lugar e a veracidade do evento. 

ii. Em relação a sua identidade, missão, morte e ressurreição não foi diferente. Embora resolutamente incrédulos quanto a pessoa e obra de Jesus , os líderes judeus sabiam quem Ele era e qual o desfecho de seu ministério – a vitória sobre a morte e ressurreição.

1. O selo romano, bem como, os poderes do inimigo não seriam capaz de impedir a ação de Deus .

D. Ele ressuscitou! Essa foi a primeira coisa que os incrédulos líderes judeus ouviram dos lábios dos incrédulos romanos. 

i. O evento que por muito tempo o inimigo temia ocorreu, Jesus não somente voltou da morte mas o fez por seu próprio poder. 

ii. Esse é um maravilhoso mistério divino do qual não somos autorizados a questionar, devemos aceitar e crer. 

1. Deus inicia a proclamação da boa nova da salvação por meio do Messias ressurreto através dos desacreditados, gentios romanos, mulheres e ex-pescadores e cobradores de impostos galileu. 

E. Uma prévia do último dia – A morte de Jesus abalou o domínio da morte e do inimigo. Isso porque por meio sua morte Ele deu vida àqueles que morreram crendo em seu poder. 

i. Esse evento além de oferecer aos incrédulos provas suficiente do poder de Deus por meio de Cristo, ofereceu uma prévia do último e grande dia. 

1. Assim,  como os salvos em Cristo ressuscitaram e entraram em Jerusalém, no último dia, na ressurreição dos justos (primeira), os salvos sairão glorificados de seus túmulos e terão entrada franca na cidade de Deus, no nova Jerusalém.

F. Testemunhas do Cristo ressurreto – Desde Seu ingresso neste mundo o ministério de Jesus foi em prol a levar a humanidade a crer em sua identidade, autoridade e poder. Mais do que tudo, seu esforço estava empenhado a levar o mundo a crer em suas palavras.

i. Em relação a sua morte e ressurreição não foi diferente. Avisados com antecedência os discípulos deveriam crer quando o evento ocorresse , mas não foi assim. 

1. Logo, a boa nova da ressurreição era não somente que Jesus estava vivo, mas também, que ele é fiel e verdadeiro, pois cumpriu suas palavras. Agora todos, sem distinção, poderiam crer, mesmo sem ver. Pois podiam crer em sua Palavra.

G. As primícias – Ligando a ressurreição de Cristo a Festa israelita das colheitas Jesus é identificado como as “primícias”. Essa identificação diz respeito a:

i. Ser o primeiro, em relação a superioridade;

ii. Ser o primeiro em relação a qualidade.

1. A qualidade deste “fruto” evidência a qualidade daqueles que serão ressuscitados. A qualidade de frutos glorificados (cf. 1 Coríntios 15. 54).

a. As marcas de Jesus serão um constante lembrete quanto ao resultado do pecado.

2. DESTACAR 

A. A ressurreição de Lázaro, bem como, dos demais que voltaram a vida por ocasião da morte de Jesus fora uma evidência incontestável sobre o que estava por vir. Aquele que por sua palavra e morte trouxe outros a vida, por seu próprio poder, se levantaria do domínio da morte. 

3. APLICAÇÃO 

A. O exemplo de Tomé deve ser para nos uma grande lição. Não a fim de nos levar a duvidar para crer mas ao saber que podemos confiar mesmo sem ver. 


Pr. Vítor Ribeiro – Missão Global – AML


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias - Comentário LES

Controvérsia em Jerusalém - Comentário LES

O caminho, a verdade e a vida - Comentário LES