Esperança Indestrutível

A. Em Romanos 5.5 Paulo coloca em relevo a “esperança”. Contudo, de que tipo de esperança ele esta tratando aqui? Paulo destaca a esperança que é resultado direto da “experiência”. Logo, uma experiência desenvolvida por meio do relacionamento com Cristo. Do tempo investido na presença do Senhor e aprendendo com Ele a viver, conviver e vencer as adversidades da vida cristã. Esse tipo de experiência “produz” um tipo de esperança que nunca nos decepciona, pois esta ancorada em Jesus.

B. O quadro completo – Como seres humanos limitados não podemos enxergar muito longe. Por vezes, somos obrigados a conviver com a realidade de que não conseguimos ver o que vai acontecer além do momento presente.  Habacuque entendeu isso.

i. Enquanto Habacuque espera uma resposta positiva de Deus, Ele assegura que, antes de melhorar, a situação ainda iria pior um pouco mais.

1. Contudo, seu consolo veio ao saber que esse não era o fim. A promessa de Deus assegurou que mesmo que o problema só estivesse no início, no final Deus mudaria a sorte de seu povo. 

a. O cristão, embora, não possa ver o fim, sabe que Deus esta no controle e, isso por si só, já é garantia de esperança.

C. Quem Ele é – Os diálogos presentes em Jó são, de fato, surpreendentes. Isso porque, Deus se mantem em silêncio mesmo enquanto Jó e seus três amigos tentam entender e definir o “incompreensível” – Deus.

i. Contudo, quando é Deus que apresenta suas perguntas é Jó que se cala.

1. Isso porque, o fato de não poder conhecer ou compreender Deus por completo, em todos os seus detalhes, nos dá a certeza de estar diante de alguém muito mais poderoso do que nos.

a. Logo, por sabermos muito pouco a respeito do Deus a quem aceitamos servir, podemos ter esperança. Pois ainda não sabemos tudo o que Ele pode fazer em nosso favor.

D. A presença de nosso Pai – Muitas vezes nos esquecemos que Jesus é também Emanuel – Deus conosco. Isso deve nos dar a certeza de sua presença constante ao lado do pecador. 

i. Sua transcendência não limita sua ação e cuidado próximo de nós. 

E. Os planos de nosso Pai – Jeremias 29 descreve uma das mais importantes cartas de Deus. Assim como a Bíblia, a carta aos exilados enviada por Deus por meio de Jeremias ao povo de Judá, configura a mensagem de esperança para uma povo sem esperança.

i. Embora o texto, ao contrário do que seus remetentes esperavam, não diga que o exílio terminou. Ela promete paz e prosperidade para aqueles que confiam nos planos de Deus.

1. O que estavam enfrentando não era sem motivo;

2. Deus prometeu atuar junto deles mesmo em meio ao exílio e;

3. O exílio, por pior que fosse, tinha um fim determinado.

F. A disciplina de Deus – Embora, tenhamos a tendência de encarrar a disciplina como uma punição, Deus a vê como instrução. 

i. Contudo, como ver desta forma as adversidades da vida? Mantendo os olhos fixo em Cristo Jesus.

2. DESTACAR 

A. Nem sempre entenderemos Deus. Suas ações, reações ou seu modo de agir. Contudo, isso, de modo algum, deve nos trazer dúvida quando seu amor por nós. Não o entendemos por completo, pois da mesma forma, não temos condições de vermos o quadro completo. Mas ele vê o final desde o início.

3. APLICAÇÃO 

A. Somos capazes de enxergar mais longe quando olhamos para cima. Na vida, muitas vezes, ao olhar ao redor, dificilmente temos condições de ver longas distancias. As barreiras e obstáculos tendem a limitar nossa visão. Contudo, quando olhamos para o alto podemos enxergar muito mais longe.

Pr. Vítor Ribeiro – Missão Global – AML

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias - Comentário LES

Controvérsia em Jerusalém - Comentário LES

O caminho, a verdade e a vida - Comentário LES