A Gaiola
A. A primeira carta escrita por Pedro, por volta da primeira metade da década de 60 d.C. , foi escrita em meio a um período de provas e perseguição para a igreja cristã primitiva. Este período de forte crescimento da igreja, foi também marcado pela morte de Tiago, irmão de João. Pouco depois, o próprio Pedro seria preso e, posteriormente liberto da prisão pela intervenção divina. A igreja crescia mas sob os olhares perseguidores daqueles que os perseguia pelo simples fato de os cristãos escolherem viver de modo digno.
i. Neste contexto Pedro declara que os fiéis seriam “contrastados’ por várias provações.
1. O que chama a atenção no texto de Pedro é o uso da frase”[...] se necessário, [...]” (1 Pedro 1.6). Isso deixa claro ao leitor que as provas e mesmo a perseguição enfrentada era algo que serviria para um bem maior em favor dos cristão.
a. Contudo, a pergunta é: Deus nos tenta ou nos prova?
B. Beco sem saída – É possível andarmos junto de Deus e de sua orientação e ainda assim sermos perseguidos e termos medo? Certamente. Êxodo 14.10 é prova disso.
i. O objetivo de Deus era guiar o povo ate a terra prometida. O objetivo do povo era não morrer.
1. Nas dificuldades, a chave para saber se estamos seguindo a Deus não é necessariamente a ausência de provações, mas estar aberto á instrução divina [...]”.
a. Isso nos leva a constatação de que mesmo nas dificuldades e provas Deus esta pronto para nos ensinar algo.
C. Mara e Refidim – Em ambas as situações de prova Deus ensinou algo ao povo:
i. Mara – A obediência a deus traz saúde e cura – O Senhor é o Deus que sara;
ii. Refidim – Deus esta no meio de seu povo – O Senhor é o Deus presente.
D. O Grande Conflito no Deserto – Em seu ministério terrestre em tudo Jesus foi guiado pelo Espirito Santo. Não seria diferente em um dos momento de maior prova – o deserto. Dois pontos são importantes sobre a tentação:
1. Tentações são apelos para aquilo que desejamos;
2. Chegam nos momentos de mais fragilidade.
a. Quando Deus no submete à prova, tem um plano a realizar para nosso bem.
E. Prova e recompensa – 1 Pedro 1.6 a 7 nos ensina que embora enfrentemos provas hoje devemos manter nossos olhos na recompensa futura em Cristo Jesus.
i. Contudo, para suportar as provas e tentações hoje e receber a herança futura precisamos desenvolver relacionamento de fé e confiança com Deus agora.
ii. Se estivermos aptos a confiar nas promessas de Deus hoje, certamente confiaremos nele no futuro.
1. Não há fé que suporte esperar por algo que não possa ser experimentado hoje. Só suportaremos esperar por Cristo se seu poder for experimentado hoje.
2. DESTACAR
A. Por vezes imaginamos que se estamos enfrentando provas e situações adversas é por que estamos distantes de Deus. Isso nem sempre é verdade. Visto que, mesmo quando estamos perto de Deus estamos, também, sendo assediados pelo inimigo. O deserto onde Jesus foi tentado é prova disso. Ele havia acabado de ser batizado, estava sendo guiado pelo Espírito Santo e ainda assim foi tentando. A diferença é que Jesus havia se preparado para esse momento.
3. APLICAÇÃO
A. A diferença entre sermos vencidos pelo inimigo e sairmos vencedores em meio a sua tentação é aprendermos com Deus por meio das provas que Ele nos oferece para crescer e se fortalecer. Deus o instrutor, ensina e prova. O inimigo o tentador, engana e rouba. Aprenda ao ser provado e vença ao ser tentado.
Pr. Vítor Ribeiro – Missão Global – AML
Comentários