As Raízes de Abrão
i. Ao iniciar o estudo da trajetória de Abrão fazendo referência às suas “raízes” o autor coloca em relevo o fato do patriarca peregrinar pela terra da promessa sem fixar raízes. Ao mesmo tempo em que Hebreus 11.8 destaca sua característica de “obedecer” mesmo “sem saber”.
B. A partida de Abrão – O chamado de Abrão não foi sem propósito:
1. Ele é chamado para deixar Babel;
2. Ele é chamado para deixar sua herança (paterna e cultural);
3. Ele é chamado para deixar a si mesmo para trás e;
4. Ele é chamado para ser “Benção” (barakh).
a. Um reino itinerante – Como um reino poderoso, rico e nômade a família de Abrão era um reino em “tendas” não fixo, um reino entre reinos.
C. A tentação do Egito – Contrastando as terras castigadas pela seca o Egito sempre foi bem regado pelas águas do Nilo. Isso fazia de suas terras um “oásis” no deserto. Se na seca Deus era invocado, na fartura Deus era esquecido.
i. Assim, deixar “Ur” dos caldeus foi um ato de “fé”. Descer para o “Egito” foi um ato de “incredulidade” e falta de fé.
1. Gênesis 12.10 – Abrão – Desce.
2. Gênesis 13.1 – Abrão – Sobe
a. Gênesis 12. 4 a 8 – Abrão – Invoca a Deus para iniciar sua jornada;
b. Gênesis 13. 1 a 4 – Abrão – Invoca a Deus para recomeçar sua jornada.
D. Abrão e Ló – Abrão rompe a última ligação com o passado. Ao contrário do que ocorre no episódio do Egito onde Abrão toma a decisão sem levar em conta a vontade de Sarai . Agora ele dá opção de Ló escolher primeiro.
E. Vale dos Reis – O texto apresenta 3 coalisões:
i. Babilônia;
ii. Cananeia e;
iii. Abraânica (Gênesis 14.24)
1. Abrão não foi a guerra sozinho. A disputa pela terra contrasta com a graça de Deus que deu a terra a Abrão.
F. Melquisedeque –Rei da Paz e da Justiça - Chama atenção o fato de Melquisedeque ser sacerdote, adorador do Deus verdadeiro e rei de Salém, uma cidade Cananeia. Dentre aqueles que receberam a maldição de Noé estava aquele que abençoou Abrão.
2. DESTACAR
A. Dízimo - Quem é grato “devolve”, quem é ingrato “cobiça e rouba”. Abrão reconheceu assim como Melquisedeque que tudo pertence a Deus.
3. APLICAÇÃO
A. Abrão deixa sua casa e seu passado e ao sair como se estivessem perdido recebe de Deus a oportunidade de se encontrar com sigo mesmo e com o verdadeiro Deus. A medida que o Eterno revelava o verdadeiro caráter de Abrão e o moldava durante a caminhada. Usou o mesmo recurso a fim de revelar-se a seu servo e levá-lo aceitar a submissão a Deus.
Pr. Vítor Ribeiro – Missão Global – AML
Comentários