Permaneça o Amor Fraternal - Resumo

O foco do estudo esta na necessidade dos “crentes fazerem uns aos outros o que Jesus fez por eles”.

A.      Cuidando do povo de Deus – Levando em consideração que tanto Paulo como seus companheiros (Silas; Timóteo), estiveram presos. O autor exorta que devemos nos lembrar destes, orar e cuidar deles, como se estivéssemos presos com eles.

                   i.           No período em que Paulo é os demais apóstolos tiveram a experiência da prisão, eram os familiares e amigos que mantinham a alimentação e demais cuidados do encarcerado.

B.      Avareza e Imoralidade Sexual – São dois aspectos da vida cristã bastante influenciado pelos hábitos da vida antes de aceitar a Cristo.

                   i.           Avareza – Contrário ao sentimento de gratidão e satisfação pelas bênçãos recebidas;

                 ii.           Imoralidade Sexual – Romanos e gregos não tinham,  para com o matrimônio, o mesmo zelo, respeito e  cuidado requerido por Jesus a seus discípulos. Por isso o autor enfatiza estas duas áreas com as quais os cristãos deveriam prezar com seu testemunho junto ao povo.

C.      Líderes – Paulo faz uma conexão entre a submissão e respeito aos líderes com o cuidado com as falsas doutrinas.

                   i.           A submissão aos líderes além de manter a unidade do grupo (igreja), protege os irmãos contra falsas verdades e doutrinas estranhas.

1.     Enfatizando que Jesus é o mesmo e, nele não há variação ou mudança, o autor ressalta o fato de que toda nova doutrina apresentada que divirta do ensino de Jesus, deve ser descartada.

D.      Como obter Graça – Os sacrifícios eram utilizados a fim de satisfazer os deuses e obter por meio das ofertas o favor e a graça dos deuses.

                   i.           Paulo destaca que para o cristão a graça divina advém do trono de Deus. Onde Jesus já nos ofereceu livre acesso.

1.     O foco do texto não é aspectos da alimentação e sim o objetivo por trás dos sacrifícios pagãos.

E.      Fora do Acampamento – O acampamento de Israel era ao mesmo tempo o lugar de segurança para o povo. Assim como, um lugar de santidade – pois Deus estava presente.

                   i.           Assim, estar fora do acampamento significa estar longe do cuidado e proteção de Deus , bem como, em condição de pecado.

1.     Jesus, a fim de nós salvar se colocou neste ambiente, se fazendo pecador e, por consequência do pecado, distante de Deus, sofreu a venha e a dor para nos dar vida. E, Paulo nos convida a seguir o seu exemplo. Não no sentido de nos colocarmos em situação de pecado e distantes de Deus. Mas, no sentido de suportar a vergonha como Cristo suportou frete as provas desta vida.  

2.   Destacar

A.      O livros de Hebreus apresentou, tanto aos cristãos do final do primeiro século, como a nos hoje, uma direta e poderosa exortação: “mantenham seus olhos fixos, não neste Templo (de Jerusalém que seria destruído em 70 d.C.), mas no Templo Celestial, onde Jesus está. E, hoje, ministra como nosso Intercessor, ouvindo e mediando por nossas orações. Com os olhos fixos e Cristo temos apoio e poder para exercer o amor para com todos – o amor fraternal.

3.   Aplicação

A.      Assim, mesmo diante de nossas falhas e fraquezas. Mesmo diante de nossa fraca e debilitada fé. Somos convidados por Cristo a manter nossos olhos fixos no mestre. E, seguindo o exemplo daqueles que vieram antes de nós. Pois aquele que vem virá. E, não tardará!

 

Pr. Vítor Ribeiro – Missão Global – AML

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias - Comentário LES

Controvérsia em Jerusalém - Comentário LES

O caminho, a verdade e a vida - Comentário LES