Docetismo
Significado de Docetismo:
Sendo assim, "[...] o pensamento gnóstico estava propenso ao docetismo: isto é, à convicção de que o Salvador não operou no domínio da carne de forma alguma mas apenas a aparência de um corpo" (Walker, 2006, p.81).
A epístola endereçada a Timóteo entre os anos 66 e 67 do primeiro século é uma das mais belas cartas escritas pelo apostolo Paulo. Escrita primeiramente a Timóteo, filho na fé e amigo pessoa do apostolo, Paulo a escreveu estando na prisão romana. Já tendo sido julgado o pregador dos gentios aguardava sua condenação e consequentemente, execução. Antes porém, dedicou tempo para escrever uma ultima e derradeira carta de instrução e conforto ao jovem pastor da Ásia Menos.
Nesse belíssimo conjunto de orientações e conselhos práticos Paulo discorre sobre vários assuntos, mas um deles toma destaque entre os demais. Duas heresias ou falsos ensinos que estavam sendo ensinados e, como afirma o próprio apostolo, estavam contaminando a igreja como um "cancer". Trata-se do docetismo e da negação da morte e ressurreição literal de Cristo. Sobre esses temas o apostolo versa em especial nos versos de 8 a 19 do cap. 2 de II Timóteo.
Abaixo segue algumas definições sobre o tema que nos convida a um profundo e amplo estudo sobre o tema e seu impacto sobre o Cristianismo do primeiro e segundo século da era cristã.
Docetismo - Heresia dos séculos II e III que negava houvesse tido Jesus Cristo corpo verdadeiro e afirmava que só em aparência nascera, vivera e sofrera.
(Docetismo. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/docetismo/>. Acesso em: 13. abr. 2020).
O gnosticismo era um problema que ameaçava a igreja da Ásia Menor ao longo do século 2 d.C. Tratava-se de um ensinamento que misturava o misticismo oriental e o dualismo grego (que defendia que o espírito era inteiramente bom, mas a matéria era inteiramente má). Essa perspectiva esteve presente de forma seminal na Igreja nos últimos anos do primeiro século. Na metade do secundo século, o gnosticismo já havia se tornado um sistema teológico completamente desenvolvido, gerando até mesmo evangelhos e epístolas gnósticos. João percebeu o perigo do gnosticismo e escreveu para combater sua influência antes que se disseminasse pelas igrejas da Ásia Menor. A partir do conceito de que a matéria é má e o espírito é bom, alguns gnósticos concluíram que, se Deus fosse bom mesmo, Ele não poderia ter criado o universo material. Sendo assim, algum deus menor deve tê-lo criado. Segundo eles, o Deus do AT seria esse deus menor. A visão dualista do gnosticismo também gerou a difusão da crença de que Jesus não tinha um corpo físico. Esse ensinamento, chamado de docetismo, alegava que Jesus apenas parecia ter um corpo físico e nunca chegara a sentir dor nem a morrer na cruz (Radmacher; Allen e House, 2010, p.722).
"Uma vez que todas as coisas materiais são más, Cristo não pode ter tido um corpo real ou morrido uma morte real ou experimentado uma ressurreição corporal real: o dualismo cátaro exigia um docetismo decidido, A redenção vem não pelo sangue de Cristo, mas pela submissão ao seu ensino. A cruz nada mais é do que um instrumento de tortura, para ser abominado" (Walker, 2006, p. 354).
*Texto em construção.
*Texto em construção.
Comentários