Como ler os Salmos - Comentário LES

Lucas 24.44 e 45

A. Porque ler o livro de Salmos? Há alguma verdade teológica ou ensinamento cristocentrico em sua poesia que seja relevante para os nossos dias? As palavras de Cristo registradas por Lucas no capítulo 24 nos dão margem para crer que há importância, relevância e necessidade, ainda hoje, de ler e estudar este livro. Uma vez que, em conjunto com os escritos de Moisés (a Lei), bem como os registros feitos deste Josué até Malaquias (os Profetas), os Salmos, não só inspiram a adoração e ao louvor, mas também, revelam "tudo o que foi revelado sobre Jesus e do cumprimentode sua Missão". Logo, tão importante quanto todo o restante da Bíblia, os Salmos não somente nos ensina sobre as promessas de Deus para o passado, mas aponta, do mesmo modo, a continuidade e termino da obra de Deus em favor do ser humano. No presente e no futuro.

B. Salmos na adoração de Israel - É interessante notar que os poemas registrados no livro dos Salmos são dirigidos à adoração em pelo menos dois aspectos:
  • Primeiro por que se originam de um coração que busca a presença de Deus. Seja por gratidão ou por súplica.
  • Segundo por que eram utilizados como base do louvor e da adoração seja no contexto particular, familiar ou público (no caso do templo).
    • Logo, por várias rações estes poemas se tornaram hinos e, estes hinos se tornaram parte integrante da adoração a Deus. Revelando não somente o pensamento e sentimento do adorador, mas também, o caráter do Ser a ser adorado.
C. Começa os salmistas - Sabemos pela Bíblia (1 Crônicas 16.7), que por orientação do rei Davi a Liturgia do templo não somente foi organizada mas também, os Salmos começaram ser utilizados na adoração. 
  • Isso não quer dizer que antes de Davi não haviam sido escritos Salmos. Pelo contrário, Moisés, muito antes de Davi, já havia deixado registrados poemas que foram incorporados ao livro anos depois.
  • Os Salmos refletem a realidade, o pensamento, o contexto de pessoas que movidas pelo Espírito Santo, foram inspiradas a fazer de suas alegrias e tristezas um testemunho da fé e da confiança no Senhor.

D. Um cântico para cada estação - Como a grande maioria dos textos da Palavra de Deus, os Salmos trazem versos e poesias que se aplicam a todos os momentos da vida. Embora escrito por motivos específicos e diferentes uns dos outros, todos os Salmos são aplicáveis a todos.

E. Orações inspiradas - Grande parte dos Salmos constituem em orações. Tais orações refletem diversos tipos de situações e momentos. Por se tratar de orações, muitas expressão gratidão, outras petições e súplicas.
  • No mais, o que de fato torna esse tipo de literatura especialmente importante é o fato de ter sido validado por Cristo em suas citações. 
F. O mundo dos Salmos - Por meio dos Salmos é possível verificar que o livro está centrado em Deus. O Eterno, bem como sua natureza e caráter estão presentes em grande parte dos capítulos do livro.
  • Por ser um livro centrado em Deus, a relação dos salmistas com esse Deus é apresentado de forma real. De modo que a proximidade e distância deste Deus com os seres humanos é amplamente destacado. 
Destaque:
A. Lucas 24.44 e 45 é, quem sabe, a evidência mais clara da validade do livro de Salmo para o conhecimento e a compreensão da obra de Cristo. Tão válido e necessário como os demais livros, este, apresenta quem é Deus, seu caráter e vontade a fim de que não somente o conheçamos mais e melhor, mas também, aprendamos a desenvolver melhor a fé no Deus que, por aquilo que fez e faz, é motivo de louvor e adoração. 

Aplicação:
A. Como ocorre com a maioria da literatura estrangeira, o livro de Salmos por se tratar de uma literatura escrita dentro de outro contexto cultural e época distante da nossa, pode apresentar ao leitor algum grau de dificuldade inicial. Contudo, ao registrar as palavras de Jesus, Lucas destaca três pontos de fundamental importância: Primeiro, Jesus afirma que a leitura e estudo dos Salmos é parte integrante da compreensão de quem Ele é e de sua missão. Segundo, é o próprio Jesus quem abre o nosso entendimento para compreensão não só dos Salmos, mas também, de toda a Escritura. E, terceiro, compreendendo o que neste livro é apresentado sobre o Messias e, sabendo que o mesmo "cumpriu" suas promessas contidas neste e nos demais escritos, nos tornamos suas "testemunhas sobre esses fatos" (cf. Lucas 24.48).

Pr Vítor O Ribeiro - Sagrada Família - MMN - USeB 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias - Comentário LES

Controvérsia em Jerusalém - Comentário LES

O caminho, a verdade e a vida - Comentário LES